Eco_Conducao_LeasePlanA LeasePlan acaba de lançar um curso de eco-condução, com o objectivo de reduzir os consumos de combustível e as emissões de CO2 para a atmosfera. A iniciativa, em parceria com a escola de condução Manobras Paralelas,tem também a virtude de aumentar a vida útil dos componentes do veículo e de desenvolver, nos condutores, uma atitude e condução defensiva e preventiva.

O curso envolve uma auditoria a cada formando para definição da formação necessária em cada caso, duas horas de sessões teóricas e cinco horas de sessões práticas (técnicas de redução de combustível), realizadas em circuitos mistos de cidade, estrada de montanha, auto-estrada e parque fechado.

Estudos comprovam que se todos os automobilistas praticassem uma condução eco-eficiente, haveria uma poupança de 800 milhões de euros na factura nacional de consumo de combustível, e uma diminuição do total de emissões de CO2 que poderia ascender às 1.700 toneladas.

Por outro lado, a LeasePlan verificou que, nos custos de uma frota, em média, o combustível representa 26% do Total Cost of Ownership (T.C.O.) dos veículos, sendo um dos factores com maior peso. Embora uma condução eco-eficiente possa diminuir o consumo até 30%, uma simples redução de 10% na despesa com combustível já permite diminuir em 3% os gastos totais associados à utilização de um veículo.

Paralelamente, os custos com pneus e manutenção, e a potencial diminuição das imobilizações dos veículos, constituirão factores acrescidos de poupança em despesas indirectas para as empresas com frotas, pois o aumento da disponibilidade de veículos e condutores aumenta a produtividade.

Finalmente, a segurança também é potenciada pela eco-condução. Um eco-condutor está menos exposto ao risco, pois uma condução mais ecológica é mais defensiva.

Atenta a novas oportunidade de redução de custos para os seus clientes, a parceria com a Manobras Paralelas neste curso de eco-condução é mais uma iniciativa da LeasePlan no âmbito da sua política de risco zero e de responsabilidade ambiental.

Inscrições e mais informações através do e-mail info@manobras-paralelas.pt