Leaseplan_toyotaA LeasePlan Corporation N.V., líder mundial em gestão de frotas, acaba de anunciar uma nova parceria com a Toyota Motor Europe, a divisão europeia do maior fabricante mundial de veículos híbridos, que fará chegar aos clientes de frotas a última inovação em veículos híbridos eléctricos plug-in. Segundo o acordo, a Toyota vai partilhar com a LeasePlan a sua experiência em sistemas de propulsão alternativos, incluindo os recentes inputs obtidos na sequência de ensaios em mais de 600 veículos de pré-produção Prius Plug-In Hybrid em todo o mundo, dos quais 200 na Europa, realizados ao longo de três anos.

Cinco unidades deste modelo integram um teste em Portugal num projecto conjunto entre a Toyota, Galp Energia e a LeasePlan, permitindo estudar e desenvolver o modelo de negócio de modo a acelerar o processo de comercialização e introdução de automóveis híbridos eléctricos no nosso país.

No âmbito desta nova parceria, a LeasePlan fornecerá à Toyota a sua experiência na gestão de 1.3 milhões de veículos e um dos maiores parques de veículos empresariais do mundo, antecipando a visibilidade do seu próximo Prius Plug-In ainda antes da sua comercialização, em 2012.

Ao combinar as forças e as visões das duas empresas, a LeasePlan pode oferecer aos seus clientes de frotas empresariais soluções adicionais que ajudam a melhorar o desempenho operacional e ambiental das suas frotas. Esta parceria enquadra-se perfeitamente na ambição da Toyota de popularizar ainda mais a tecnologia híbrida e de corresponder ao desafio de reduzir não só as emissões de CO2, Particulas e NOx, visando melhorar a qualidade do ar.

Todos os anos, a LeasePlan adquire vários milhares de Toyota e Lexus híbridos, nos 30 países em que opera. Como resultado de uma relação estratégica, a LeasePlan procurará equipar as frotas dos seus clientes com o novo Toyota Prius Plug-In, que estará no mercado em 2012. Este veículo, combinando a condução híbrida com uma condução eléctrica em ritmo de cruzeiro, já reuniu o interesse dos maiores clientes empresariais, na sequência de uma demonstração feita pela LeasePlan Italy.

Em Portugal, e na sequência do evento Carro Frota 2011 – para a eleição do melhor veículo para frotas nas categorias Pequeno Familiar e Médio Familiar – alguns clientes participaram numa demonstração do Toyota Prius Plug in realizada pela LeasePlan. A partir desta experiência foi desenvolvido um estudo sobre a viabilidade de integração dos veículos eléctricos em frotas, face às viaturas de motor de combustão interna.

O estudo concluiu que os veículos eléctricos e híbridos são muito bem aceites como modelos de mobilidade e os clientes LeasePlan apontaram como principais vantagens dos veículos de mobilidade eléctrica o seu menor impacto ambiental, a imagem corporativa que lhes está associada e a diminuição da poluição sonora que provoca.

Veja ainda uma entrevista com Sousa Campos, o responsável de marketing da Salvador Caetano no site da Leaseplan