Renting_leasing_dadosAs empresas de renting e leasing estão a sofrer um quebra na produção de contratos novos, de acordo com dados da Associação de Leasing e Factoring (ALF).

O número de contratos novos feitos em leasing no primeiro trimestre deste ano foi de 5.702 viaturas, quando os de renting foram de 4.563 automóveis.
Estas novas celebrações contribuíram para um número de unidades adquiridas em leasing de 190.000 viaturas, ao passo que os carros geridos em renting são 110 mil. Comparando este último número com o do ano passado, trata-se de menos 30% de contratos.
Os responsáveis dos pelouros destes modelos de financiamento dizem que, mesmo assim, a queda do renting e do leasing é menor do que a de venda de novos.
“Estes dados isolados não são satisfatórios, mas face ao contexto recessivo que atravessamos e às elevadas quedas verificadas na generalidade do sector automóvel, a conclusão é que o renting está a conseguir resistir de uma forma positiva”, disse António Oliveira Martins, responsável por esta área na ALF.
“O leasing de viaturas ainda registou uma quebra significativa no primeiro trimestre, mas esta foi mais suave que a registada em 2011 e, ao contrário desse ano, inferior à das vendas totais de automóveis novos”, disse Beja Amaro, responsável do leasing. “Os agentes económicos estão a preferir utilizar o leasing para financiar as suas viaturas e, apesar dos constrangimentos financeiros e do apertar dos critérios de aprovação de contratos, este continua a financiar e apoiar o investimento português”.