Quatenus

Um estudo sobre a utilização que um cliente fez da solução Quatenus Fleet Edition, da Sinfic, indica que é possível poupar 130 euros por mês.

O maior valor é com a redução de custos com combustível por condução segura e rotas otimizadas (60 euros). Há ainda outro tipo de poupanças a que é possível atribuir valor. E “benefícios dificilmente calculáveis”, conforme se diz no prospeto da empresa.

“O Quatenus não é apenas um equipamento para gestão de frotas, mas também para gestão de ativos, como veículos motos, equipamentos pesados e mesmo pessoas”, diz à FLEET MAGAZINE Vasco Silva, business manager da empresa.

Com este produto, a empresa quer ir mais além da mera localização e gestão de frota. A Quatenus percebe que dois dos maiores ativos de uma empresa são as pessoas e as viaturas de serviço e procurou apresentar uma solução que respondesse aos trâmites de gestão de ambas.

Entre estes, há o aumento da produtividade, com a otimização das rotas e gestão pró-ativa. O seu valor de poupança é difícil de atribuir. A resolução de problemas como a informação fidedigna sobre a utilização de viaturas está consagrada, bem como nos consumos elevados com combustível.

A diferenciação do Quatenus Fleet Edition faz-se depois em questões como o tratamento disperso da documentação e seguros das viaturas. Mais longe ainda, este sistema faz a centralização do registo de informação sobre aquisição e alienação de viaturas, de forma a facilitar a compra e vendas de veículos da frota. Ou por exemplo, centralizar informação sobre contratos com fornecedores que digam respeito à frota. Neste último caso, o sistema prevê formulários eletrónicos para o registo destes papéis.

O produto é atualizado todas as semanas. A comercialização é feita em aluguer operacional. Os contratos podem estender-se de um a quatro anos, com a mensalidade diferenciada. As rendas não ultrapassam os 40 euros mensais. A de menor valor é de 12 euros.

A Quatenus tem uma rede de distribuidores certificados, onde é possível adquirir e instalar a solução. A Bosch Car Service e a Precision são duas redes de oficinas com quem existem acordos. Mas há também operadores independentes, como o caso da CarHost, onde é possível adquirir este sistema.