nuno cerqueira_sado_rent_fleet_magazine_ptNuno Cerqueira, fundador e administrador executivo da Sado Rent caracteriza desta forma a atividade da locadora: “atualmente o aluguer empresarial está um pouco acima de metade da faturação global. A nossa clientela é um misto de conquista resultante do esforço comercial e dos clientes que nos procuram. As categorias Económicos, Compactos, Minibus e Comerciais são as mais requisitadas. Mas também há uma procura com algum significado para veículos Intermédio/Superior”.

Em 22 anos da sua existência, a Sado Rent esteve sempre maioritariamente focada no segmento “Corporate”, que representava cerca de 90 % da sua faturação. Mas embora continue a manter relações privilegiadas com “seguradoras, produtoras audiovisuais, oficinas e empreiteiros”, a evolução do mercado levou a empresa a uma nova aposta estratégica: diversificar as suas receitas evoluindo para um público-alvo composto por turistas, numa abordagem B2B com acesso mediado digitalmente pelos mais importantes” brokers” do mercado.

O exito desta decisão de gestão, alocando capacidade de produção e investimento em novos recursos, veio equilibrar o volume de vendas (e sua gestão de risco) repartindo atualmente esses valores entre o mercado nacional e o mercado estrangeiro.

Na entrevista que concedeu à edição de Junho da FLEET MAGAZINE, Nuno Cerqueira explicou que “a Sado Rent enveredou pela estratégia de também exportar o seu serviço aproveitando a mediação digital oferecida pelo aparecimento em força de brokers no ecommerce de automóveis de aluguer”.

“Genericamente e em termos práticos, a política fiscal automóvel obriga a Sado Rent a ajustes constantes para otimizar a estrutura da frota e oferecer uma adequada e competitiva gama automóvel.”, explica o administrador executivo da Sado Rent. “Porque, em termos competitivos, o aluguer de curta duração em Portugal não tem qualquer vantagem face aos seus parceiros europeus Eles beneficiam de vantagens tributárias que, no nosso país, não existem de todo”, conclui o jovem fundador da Sado Rent.

As tarifas mais requisitadas são os alugueres de curta duração com automóveis da categoria económicos ou compactos e ainda alugueres mensais.

sado rent_fleet_magazine_pt“No que se refere aos serviços, muitos clientes empresariais têm externalizado nas rent a car um volume grande de tarefas administrativas”, revela Nuno Cerqueira. “Estas exigências representam custos e despesas importantes para nós. Por exemplo: algumas oficinas e seguradoras originam que trabalhemos no processo de aluguer ao próprio cliente: aceitação, declinação, veículo entregue, não entregue, danos, não danos, relatórios, atualizações de dados das estações, pedidos de confirmações de fatura, autorizações, pagamentos, ficheiros digitais, etc.. Antes, praticamente só era pedido o aluguer e depois enviada a fatura. Portanto muito mais simples e com menos despesas e custos de pessoal para as rent a car”.

A atividade continua distribuída essencialmente pela Grande Lisboa, incluindo a margem sul do Tejo. Atua ainda nas regiões adjacentes do Ribatejo e Alentejo, embora tenha também uma presença relevante no Grande Porto.