A SIVA e a Dourogás celebraram um protocolo para a divulgação e exploração conjunta de novas oportunidades para o Gás Natural Veícular (GNV ou VGN) enquanto energia alternativa, nomeadamente através do alargamento da rede de abastecimento a nível nacional.

O Gás Natural Veícular é uma alternativa viável aos tradicionais combustíveis utilizados nos motores de combustão interna. Diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos como metano e etano, enquanto o GLP possui em sua formação hidrocarbonetos do propano e do butano.

Por ser um gás mais facilmente processável pelo motor do que um combustível liquido, além de benefícios para os consumidores em termos de economia e eficiência, possibilita uma redução substancial das emissões de gases nocivos.

Outra vantagem é permitir uma autonomia similar à proporcionada pelos modelos movidos a diesel ou gasolina. Disponibilizado na forma gasosa (GNC) ou líquida (GNL), é cada vez mais utilizado nos transportes (publicos e de mercadorias) como alternativa aos combustíveis convencionais. Em veículos a gasolina, a economia pode chegar aos 60%. O GNV não é tóxico, não condensa nem afoga o motor, e tem elevada capacidade de evaporação.

Sendo já uma alternativa utilizada por frotas comerciais com elevados consumos, como autocarros urbanos, viaturas aeroportuárias ou de limpeza urbana, tem neste protocolo uma possibilidade de expansão através do alargamento de uma rede de abastecimento.

A Dourogás faz parte do grupo goldenergy, que integra o grupo de empresas da Dourogás SGPS. Foi a pioneira e tem-se revelado como a principal dinamizadora desta alternativa, estando em breve disponível um novo posto em Sto António dos Cavaleiros, Loures.

Quanto à SIVA, importadora de diversas marcas com veículos de passageiros e comerciais, já disponibiliza veículos movidos a gás natural. Nomeadamente Volkswagen up!, Golf e Caddy e os ŠKODA Citigo e Octavia, a que se juntará brevemente o novo Audi A3 G-tron.

Em Portugal não existe tabela de preço oficial para o gás natural comprimido.