Com mais de 180 mil unidades, o Nissan LEAF é o carro elétrico mais vendido em todo o mundo.

Mas o marco histórico de 250 mil unidades foi alcançado com o Renault Zoe, o utilitário “zero emissões” que o construtor francês garante ter autonomia para 240 km.

A Aliança lidera o mercado europeu desta classe de veículos, com uma quota de mercado de 26%. França, Reino-Unido, Alemanha e Noruega são os principais mercados.

De Janeiro a Maio de 2015, a Aliança vendeu cerca de 31.700 viaturas elétricas, um crescimento de quase 15% face ao mesmo período do ano passado.

Com 6 modelos em comercialização, a Aliança Renault-Nissan afirma-se como o único grupo automóvel com uma gama completa de veículos que utilizam este tipo de locomoção.

Além do LEAF, existe na Nissan o furgão e-NV200 cujas vendas se iniciaram no ano passado. Quanto à Renault, ZOE, Kangoo Z.E van e Twizy são modelos comercializados em Portugal, enquanto o SM3 Z.E pertence à Renault Samsung Motors.

“A procura pelos nossos veículos eléctricos continua a crescer devido, também, aos incentivos dados pelos diversos governos e pela expansão das infra-estruturas de carregamento,” afirmou Carlos Ghosn, Chairman e CEO da Aliança Renault-Nissan.

Em Portugal, os incentivos à compra e utilização de veículos elétricos que constam no OE 2015 podem ser atraentes para algumas empresas interessadas em introduzir este género de modelos nas respetivas frotas. As despesas com modelos elétricos não estão sujeitas a tributação autónoma, o IVA é dedutível mesmo tratando-se de versões de passageiros e, exceto nos contratos renting, é aplicada uma dedução de 4.500 euros sobre o PVP no abate de um automóvel com mais de 10 anos.

Escolhida como parceiro oficial da Conferência das Nações Unidas sobre o clima, a Renault-Nissan vai disponibilizar 200 automóveis para os trabalhos do evento. É a primeira vez que as Nações Unidas utilizam, em exclusivo, uma frota de automóveis zero-emissões nas suas conferências sobre o clima.

TCO: Elétrico (Nissan LEAF) vence híbrido e diesel

tco nissan leaf
A grande vantagem do Leaf face aos modelos do comparativo são os consumos: somente 35% da média em análise. Os custos com o “combustível” (eletricidade) são de apenas 1,80 euros a cada 100 km