Auto-estradas que “carregam” baterias de carros elétricos?!

carro eletricoE se, durante a condução, a bateria do seu carro elétrico pudesse estar a ser continuamente (re)carregada através de tecnologia sem fios?

As autoridades inglesas estão a preparar-se para realizar testes desta natureza em algumas estradas do Reino Unido, desenvolvendo uma nova tecnologia que vai permitir a alimentação remota das baterias de veículos elétricos e híbridos.

Isto possibilitará naturalmente uma maior autonomia dos modelos 100% elétricos e promoverá uma utilização maior da parte elétrica das viaturas híbridas, permitindo aos condutores percorrerem distâncias maiores sem necessidade de parar para carregar a bateria do automóvel.

Mas esta é apenas uma das muitas tecnologias que o Reino Unido está a desenvolver no âmbito de um gigantesco plano de expansão de mobilidade elétrica, tendo destinado 500 milhões de libras para investimentos nesta área ao longo dos próximos cinco anos.

O objetivo é não apenas fomentar novas opções de mobilidade de baixas emissões para particulares e empresas, como colocar a Inglaterra na vanguarda tecnológica que vai contribuir para impulsionar empregos e o crescimento do setor.

“A tecnologia de carregamento sem fio vai ajudar a criar uma rede de estradas mais sustentável e abrir novas oportunidades para as empresas de transporte de mercadorias”, referiu o engenheiro chefe responsável pela rede de auto-estradas inglesa.

O projeto prevê também a instalação de pontos de carregamento rápido a cada 32 km do percurso de auto-estrada.

“O potencial para recarregar veículos com emissões reduzidas em movimento abre novas e excitantes possibilidades. Vamos continuar a explorar soluções sobre como melhorar e fazer aumentar a autonomia de veículos de baixa emissão, tornando-os acessíveis às famílias e empresas”, referiu Andrew Jones, ministro dos transportes inglês.

 

(Visited 180 times, 1 visits today)