Gerida a partir de Espanha, a frota da automóvel da Geberit em Portugal tem somente 8 carros. Em 2015 foram todos renovados em conjunto.

O investimento total da compra dos 8 novos Volkswagen Golf Variant 1.6 TDI DSG orçou cerca de 250 mil euros. O objetivo foi uniformizar e modernizar o parque automóvel da Geberit em Portugal, reforçando, em simultâneo, a eficiência energética e ambiental da frota.

Na entrevista que concedeu em exclusivo à FLEET MAGAZINE, Pedro Aguiar, também responsável pela frota da Geberit em Espanha explica sobretudo as dificuldades sentidas na conciliação dos métodos de gestão entre os dois países:

“As maiores dificuldades entre Portugal e Espanha em relação à aquisição de carros prende-se com questões de fiscalidade. No momento da aquisição, temos o imposto sobre veículos (ISV) e o IVA que, neste tipo de veículos, em Portugal não é aceite a sua dedução. Ao contrário de Espanha onde é possível a dedução de 50% do IVA”.

Mas no decorrer da actividade operacional também se verificam diferenças entre ambos os países:

“Em Portugal não é possível à empresa efectuar a dedução do IVA na maioria dos custos associados a este género de viaturas, sendo que a escolha do próprio tipo de combustível utilizado tem implicações fiscais. Todos os custos associados aos veículos das empresas incrementados pela sua carga fiscal não dedutível têm um grande impacto nas demonstrações financeiras; não só a não-aceitação da sua dedução, mas também a obrigação de serem tributados autonomamente no cálculo do imposto sobre o resultado final da empresa”.

“Nas diferenças entre estes dois países”, prossegue Pedro Aguiar, “é importante também centrarmos-mos nos impostos sobre os combustíveis que representam um peso significativo face ao total dos impostos. A carga fiscal dos combustíveis em Portugal está acima da média europeia, contrariamente a outros países, como Espanha, que se situa bastante abaixo dessa média. O que, por si só, evidencia uma diferença muito acentuada da carga fiscal entre Portugal e Espanha.”

Pedro Aguiar Geberit

Mestre em direção de empresas, com especialização em gestão de crise e reestruturação, Pedro Aguiar explicou que a renovação da totalidade da frota da Geberit em Portugal, feita com a aquisição de 8 novos Volkswagen Golf Variant 1.6 TDI com caixa automática DSG de 7 velocidades, se deveu a uma combinação entre questões de segurança dos modelos com a imagem corporativa e a eficiência energética.

“Os veículos das marcas indicadas pelo grupo Geberit ajudam também a garantir a segurança dos nossos trabalhadores e asseguram uma qualidade em consonância com a nossa imagem de marca e corporativa.”

Como a média do grupo Geberit é manter os carros durante 5 ou 6 anos, todos os carros foram adquiridos a pronto pagamento e com um contrato de extensão da garantia.

Pedro Aguiar, que tem também a seu cargo a gestão de 19 viaturas da Geberit em Espanha, a maioria das quais são igualmente de aquisição direta, explica ainda a razão da substituição integral do parque da empresa em Portugal.

“A razão principal da substituição da frota em Portugal teve a ver com a idade avançada do parque e, sendo a preservação do meio ambiente um aspeto muito importante para o grupo Geberit, impunha-se a utilização de viaturas mais eficientes e com emissões de CO2 mais reduzidas.”

Líder mundial em tecnologia e cerâmica sanitária, a empresa suíça está presença em mais de 40 países e, em Portugal, desde 1990.