A PSA Peugeot Citroën e a Toyota Motor Europe (TME) anunciaram a continuação da parceria no âmbito da conceção de modelos comerciais e de passageiros.

Assim, no decurso do 1º semestre de 2016 serão apresentados os novos Citroën Spacetourer, Peugeot Traveller e Toyota Proace. Os modelos vão estar disponíveis em versões Combi, para utilização particular, e em versões Navette, para uso profissional.

Recorde-se que o Toyota Proace baseia-se, desde 2013, na atual geração Peugeot Expert e Citroën Jumpy. O acordo que foi assinado em 2012 já previa o desenvolvimento conjunto da próxima geração de veículos e o prolongamento desta cooperação além de 2020.

Os modelos são produzidos em França numa unidade fabril do grupo PSA. A Toyota Motor Europe participou nos custos de desenvolvimento e de investimento industrial destes novos veículos, que partilham todas as características técnicas, motores e equipamentos, diferenciando-se em termos de estilo.

Esta parceria não é única entre os dois grupos construtores: os atuais Citroën C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo têm base comum e são construídos na mesma fábrica.

 

Cresce a partilha de modelos comerciais

 

O exemplo da parceria entre a PSA e a Toyota não é único.

O grupo francês tem também em curso um projeto comum com a italiana Fiat, construindo em conjunto o Citroen Nemo, Peugeot Bipeer e Fiat Fiorino.

Com o mercado europeu de veículos comerciais a crescer de forma acentuada pelo 26.º mês consecutivo, mais acordos de cooperação têm surgido dirigidos especificamente a este segmento.

Baseado na atual geração Trafic, a também francesa Renault vai fornecer à Fiat um veículo comercial ligeiro para substituir a atual gama Scudo, tal como acontece como faz com o grupo GM, para quem desenvolveu o Opel Vívaro.

Ainda no seio do grupo francês, a aliança com a Nissan resultou numa pick-up que será comercializada pela Renault e pela Mercedes-Benz, cuja base é a nova geração Nissan NP300 Navara.