continental vidrosO “controlo inteligente do vidro” (Intelligent Glass Control) desenvolvido pela Continental possibilita que todas as janelas do automóvel possam ser escurecidas através do toque num botão, já que utiliza películas especiais que são inseridas no vidro e que alteram a sua transparência através de sinais de controlo elétricos.

“O escurecimento seletivo e gradual dos vidros laterais e traseiros, bem como de partes do para-brisas, oferece um aumento considerável do conforto para os passageiros e torna a condução mais segura”, explica Andreas Wolf, diretor da unidade de negócio de Carroçarias & Segurança da Continental.

Um exemplo típico é o sol baixo no horizonte. A mão do condutor vai instintivamente do volante para a pala de sol. “Como consequência a visibilidade é prejudicada e existe uma breve diminuição no controlo do veículo”. No futuro, situações como esta podem ser detetadas antecipadamente e as janelas podem ser escurecidas automaticamente antes que esta situação ocorra.

Esta tecnologia de película está pronta para produção e é baseada em partículas integradas, que se organizam de forma aleatória quando não existe energia e escurecem a janela a partir do exterior, mantendo a transparência a partir do interior.

Se existir corrente elétrica, as partículas alinham-se de forma paralela, para que a janela se torne permeável à luz em ambas as direções.

O seu uso permite ainda reduzir significativamente a temperatura no interior do veículo, já que a unidade de ar condicionado pode ser mais pequena e mais leve, além de mais eficiente em termos de energia.

“Os nossos cálculos mostram que as emissões de CO2 são reduzidas em cerca de 4g/km graças a estas medidas, aumentando assim a autonomia de veículos elétricos em cerca de 5,5%“, adianta.