Como era de prever, depois de um mês excepcional em Março antecipando o aumento do ISV previsto no Orçamento de Estado para 2016, as vendas de carros novos em Portugal mostram alguns sinais de abrandamento.
Contudo, não pode falar-se numa desaceleração do mercado quando os valores totais de ligeiros, incluindo comerciais, ficou bem próximo das 24 mil unidades.
Com este resultado, o número de viaturas ligeiras novas matriculadas desde o início do ano ultrapassou as 100 mil unidades.
O valor de novas matriculas em Maio de 2016 representam não apenas uma variação homóloga positiva de 13,6%, como colocam este como o segundo melhor mês de vendas de 2016, a pouco mais de 6 mil unidades dos registos de Março deste ano.
Em termos acumulados, nos primeiros cinco meses do ano foram vendidos em Portugal 110.646 veículos automóveis: 95.240 unidades de ligeiros de passageiros (19,7 % mais do que no mesmo período de 2015) e 13.369 comerciais ligeros (16,4%, idem).
Estes são os valores registados nos ligeiros desde o inicio de 2016 e os totais acumulados:
- Janeiro: 15 976
- Fevereiro: 20 242, acumulado 36 218
- Março: 30 277, acumulado 66 495
- Abril: 18 578, acumulado 85 073
- Maio: 23 544, acumulado 108 609
No topo da tabela, a Renault é a unica marca a conquistar quota de mercado nos ligeiros de passageiros, enquanto nos comerciais o destaque vai para as duas marcas do grupo PSA (Citroen e Peugeot), mas também para a Fiat e para a Ford, as únicas entre as maiores, que estão a crescer neste segmento.
Seguem-se as tabelas de vendas mensais disponibilizadas pela ACAP:
Vendas de veículos ligeiros de passageiros | ||||||
Maio | Janeiro a Maio | |||||
2016 | 2015 | Var. | 2016 | 2015 | Var. | |
Renault | 2657 | 2477 | 7,3 | 11413 | 9402 | 21,4 |
Peugeot | 2033 | 1782 | 14,1 | 9140 | 7664 | 19,3 |
Volkswagen | 1925 | 1829 | 5,2 | 8190 | 7627 | 7,4 |
BMW | 1405 | 1140 | 23,2 | 6941 | 5836 | 18,9 |
Mercedes-Benz | 1396 | 1176 | 18,7 | 6935 | 5778 | 20,0 |
Opel | 1420 | 1073 | 32,3 | 6224 | 4704 | 32,3 |
Fiat | 1369 | 832 | 64,5 | 5400 | 3814 | 41,6 |
Nissan | 1069 | 1123 | -4,8 | 5046 | 4636 | 8,8 |
Citroën | 985 | 915 | 7,7 | 4749 | 4399 | 8,0 |
Audi | 937 | 1001 | -6,4 | 4065 | 4195 | -3,1 |
Ford | 928 | 1110 | -16,4 | 3733 | 3814 | -2,1 |
Toyota | 657 | 429 | 53,1 | 3378 | 2671 | 26,5 |
Seat | 841 | 787 | 6,9 | 3282 | 2948 | 11,3 |
Kia | 484 | 356 | 36,0 | 2302 | 1620 | 42,1 |
Dacia | 417 | 356 | 17,1 | 2259 | 1782 | 26,8 |
Volvo | 353 | 316 | 11,7 | 1888 | 1572 | 20,1 |
Skoda | 268 | 382 | -29,8 | 1464 | 1295 | 13,1 |
Smart | 272 | 243 | 11,9 | 1335 | 1083 | 23,3 |
MINI | 240 | 153 | 56,9 | 1267 | 973 | 30,2 |
Mazda | 231 | 132 | 75,0 | 1208 | 467 | 158,7 |
Mitsubishi | 187 | 158 | 18,4 | 1133 | 926 | 22,4 |
Hyundai | 247 | 167 | 47,9 | 1066 | 617 | 72,8 |
Honda | 213 | 140 | 52,1 | 1038 | 630 | 64,8 |
Land Rover | 70 | 64 | 9,4 | 447 | 337 | 32,6 |
DS | 47 | 0 | … | 345 | 0 | … |
Alfa Romeo | 44 | 99 | -55,6 | 306 | 333 | -8,1 |
Jaguar | 74 | 19 | 289,5 | 267 | 86 | 210,5 |
Lexus | 27 | 27 | 0,0 | 160 | 145 | 10,3 |
Suzuki | 12 | 13 | -7,7 | 87 | 39 | 123,1 |
Jeep | 2 | 20 | -90,0 | 68 | 75 | -9,3 |
Porsche | 13 | 14 | -7,1 | 53 | 60 | -11,7 |
Lancia | 7 | 4 | 75,0 | 20 | 38 | -47,4 |
Maserati | 4 | 4 | 0,0 | 17 | 11 | 54,5 |
Ferrari | 0 | 2 | -100,0 | 7 | 6 | 16,7 |
Aston Martin | 1 | 1 | 0,0 | 4 | 2 | 100,0 |
Bentley | 1 | 0 | … | 2 | 1 | 100,0 |
Lamborghini | 0 | 0 | … | 1 | 2 | -50,0 |
Lotus | 0 | 1 | -100,0 | 0 | 1 | -100,0 |
Total | 20 836 | 18 345 | 13,6 | 95 240 | 79 589 | 19,7 |
Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal |
Vendas de veículos comerciais ligeiros | ||||||
Maio | Janeiro a Maio | |||||
2016 | 2015 | Var. | 2016 | 2015 | Var. | |
Renault | 485 | 474 | 2,3 | 2 456 | 2238 | 9,7 |
Citroën | 434 | 280 | 55,0 | 2 232 | 1638 | 36,3 |
Peugeot | 439 | 347 | 26,5 | 2 145 | 1775 | 20,8 |
Fiat | 250 | 192 | 30,2 | 1 121 | 832 | 34,7 |
Ford | 224 | 137 | 63,5 | 1 103 | 701 | 57,3 |
Volkswagen | 293 | 234 | 25,2 | 984 | 963 | 2,2 |
Mercedes-Benz | 144 | 183 | -21,3 | 626 | 684 | -8,5 |
Opel | 98 | 122 | -19,7 | 611 | 693 | -11,8 |
Toyota | 64 | 139 | -54,0 | 550 | 745 | -26,2 |
Iveco | 115 | 87 | 32,2 | 441 | 269 | 63,9 |
Mitsubishi | 57 | 41 | 39,0 | 419 | 256 | 63,7 |
Nissan | 29 | 18 | 61,1 | 216 | 118 | 83,1 |
Isuzu | 24 | 17 | 41,2 | 181 | 107 | 69,2 |
Dacia | 21 | 36 | -41,7 | 135 | 173 | -22,0 |
Seat | 6 | 81 | -92,6 | 56 | 198 | -71,7 |
Kia | 11 | 5 | 120,0 | 37 | 59 | -37,3 |
Jeep | 7 | 7 | 0,0 | 29 | 25 | 16,0 |
Hyundai | 7 | 0 | … | 22 | 0 | … |
Land Rover | 0 | 4 | -100,0 | 5 | 11 | -54,5 |
DFM | 0 | 3 | -100,0 | 0 | 3 | -100,0 |
Mini | 0 | 0 | … | 0 | 1 | -100,0 |
Piaggio | 0 | 1 | -100,0 | 0 | 1 | … |
Total | 2 708 | 2 408 | 12,5 | 13 369 | 11 490 | 16,4 |
Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal |