Mazda vendasRelativamente ao primeiro semestre de 2016, a Mazda anunciou a duplicação das suas vendas e da respetiva quota de mercado em relação a 2015, em grande parte alcançado graças ao sucesso dos modelos Mazda CX-3 e Mazda CX-5.

As 1.407 unidades vendidas entre Janeiro e Junho de 2016 representam mais 135,35% de vendas e um impulso da quota de mercado de 0,59% para 1,19%.

“Está de acordo com os objectivos que definimos para, a curto prazo, alcançarmos uma fatia de 2% do mercado nacional, algo que as nossas mais recentes novidades, que têm registado níveis de procura assinaláveis, como são os casos do Mazda CX- 3 e MX-5. Outro factor importante, que decerto contribuirá para esse reforço de crescimento rumo ao objectivo é a introdução do motor diesel SKYACTIV-D 1.5 no Mazda 3, modelo que concorre no segundo segmento de maior peso no nosso país”, refere Luis Morais, Director Geral da Mazda Motor de Portugal.

“É uma realidade indesmentível e não só temos mantido fiéis à Marca os nossos actuais clientes, como conquistámos muitos outros, mesmo dos segmentos referidos como ‘premium’, que nunca antes consideravam a Mazda como potencial de compra e que agora vêem nos nossos modelos uma real mais-valia em termos de custos de aquisição e de utilização – fruto dos muito reduzidos valores de consumos e emissões de CO2 – como também nos domínios do conforto, da performance e, claro, do nosso inigualável prazer de condução,” acrescentou o responsável da Mazda no nosso país.

Outro factor a destacar é que grande parte dos modelos Mazda é escolhida pelos clientes com o nível de equipamento superior – Excellence – e muitas vezes equipada com vários dos opcionais e packs disponíveis, “demonstrando, na opinião da Mazda, que as soluções tecnológicas e de equipamento disponibilizadas no nosso país têm tido enorme aceitação”.

A nível europeu, a Mazda cresceu também 27,7% no primeiro semestre de 2016, trepando das 100.327 unidades para 128.068 novas matriculas, com a quota de mercado a aumentar de 1,4% para 1,6%.

Etapas do crescimento

Mazda vendasFazendo um resumo do passado recente da Mazda em termos de vendas no mercado de Automóveis Ligeiros de Passageiros, o presente ano iniciou-se com um total de 224 unidades matriculadas, representando um crescimento quase exponencial (+243,3% face a Janeiro de 2015, num mercado que cresceu 17,7%.

Este reforço de volume permitiu elevar a quota de mercado para 1,61%.

As 240 unidades de Fevereiro permitiram novo crescimento substancial de 306,8% face a igual mês de 2015 (o mercado cresceu 26%), volume que permitiu uma quota acumulada de 1,45%.

Em Março, as 374 novas matrículas permitiram uma evolução de três dígitos (196,8%) face a igual mês de 2015, para uma quota acumulada do ano a atingir os 1,43%. Nesse mês, o mercado cresceu 31,6%.

Findo o 1º trimestre de 2016, a Mazda havia matriculado 838 unidades, registando-se um volume 232,5% superior ao de 2015, enquanto o mercado evoluiu 26,3%.

A quota foi de 1,43%, quase triplicando a percentagem registada no final de igual trimestre de há um ano (0,55%).

O 2.º trimestre registou em Abril 139 novas unidades (crescimento de 67,5% da Mazda, contra 6,4% do mercado), em Maio 231 novos modelos (75% vs 13,6% do mercado), somando 199 unidades em Junho (51,9% face a 10,9% do mercado).

Feita a contabilidade referente aos primeiros seis meses de 2016, há 1.407 novos Mazda em circulação no nosso país, o que representa um crescimento de 135,3% em volume face ao ano passado, o que lhe garante uma quota acumulada de 1,19%, contra os 0,59 registados neste mesmo mês há um ano.

Dois crossovers e um roadster lideram vendas

Mazda vendasPor modelos, destaca-se a performance do crossover citadino Mazda CX-3, seguido pelo crossover maior Mazda CX-5.

Seguem-se o Mazda 3, que já conta com o motor diesel SKYACTIV-D 1.5 (105 cv).

O roadster Mazda MX-5, o citadino Mazda 2 e a berlina topo de gama Mazda 6 completam o catálogo da Mazda em Portugal.

“A Mazda está com uma boa performance, muito acima da do próprio mercado nacional, suplantando-o em todos os seis meses até à data, por vezes por margens bastante significativas. Com todos os modelos da actual geração em comercialização, numa gama que consideramos perfeitamente adaptada ao nosso mercado e com uma Rede de Concessionários forte, assente nas suas especializadas equipas de vendas e de após-venda, a Mazda será um dos principais ‘players’ neste segundo semestre que agora se inicia, mantendo-se legítimas as nossas aspirações aos objectivos que definimos,” conclui Luis Morais.