nissan-mitsubishiA Nissan concluiu oficialmente a aquisição de 34% do capital da Mitsubishi Motors (“MMC”), tornando-se no maior accionista da construtora automóvel japonesa.

A MMC irá também fazer parte da Aliança global entre a Nissan e a Renault.

Com a adição da MMC, a Aliança será um dos três maiores grupos da indústria automóvel do mundo no que respeita a volumes globais, com vendas de dez milhões de unidades no ano fiscal de 2016.

A operação teve um custo estimado de 1,9 mil milhões de euros e surge na sequência da debilitada posição em que se encontra a Mitsubishi, depois de ter admitido ter manipulado os resultados dos consumos e emissões de alguns modelos.

As duas empresas têm colaborado em veículos “kei-car” (micro-carros) para o mercado japonês ao longo dos últimos cinco anos.

Carlos Ghosn, presidente e diretor-geral da Nissan Motor Co, Ltd anunciou que a Nissan e a MMC vão colaborar em aquisições conjuntas, no aprofundamento das produções locais, na utilização de unidades de produção conjuntas, em plataformas de veículos comuns, na partilha de tecnologia e na expansão da presença de ambas as empresas, tanto nos mercados desenvolvidos, como nos emergentes.

A Nissan fornece à Mitsubishi modelos que a última comercializa no mercado americano.

Recentemente, a Mitsubishi passou a fornecer à Fiat uma pick-up (Fullback) baseada no seu modelo L200.

LER: Como e por quê a Nissan compra a Mitsubishi?

 

A decisão da Nissan em adquirir uma participação estratégica na Mitsubishi marca a a mais recente expansão do seu modelo de Aliança, construído à volta de 17 anos de um acordo de participações cruzadas com a Renault.

A Nissan também adquiriu participações ou firmou parcerias com outros grupos automóveis, incluindo a Daimler e a AvtoVaz.

Quanto vale a “tripla-aliança”?

No ano fiscal de 2015, a Nissan vendeu 5,42 milhões de veículos e gerou receitas superiores a 92 mil milhões de euros. Tem uma gama abrangente de mais de 60 modelos diferentes sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun.

Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan é líder global com o LEAF, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, economicamente acessível e que é o VE mais vendido de sempre na história do automóvel, com quase 50% de quota de mercado global.

A Mitsubishi Motors Corporation (MMC) é um construtor automóvel japonês que tem uma vantagem competitiva em camiões ligeiros (pick-ups e SUVs) e na região da ASEAN. A empresa lançou o seu primeiro veículo elétrico produzido em massa em 2009, que foi seguido por um crossover híbrido plug-in em 2013.

O volume de vendas globais no ano fiscal de 2015 foi 1.048 mil unidades.

“A combinação da Nissan, Mitsubishi Motors e Renault vai criar uma nova força na indústria automóvel a nível mundial”, afirmou Ghosn.

“Vai ser um dos três maiores grupos do mundo, com economias de escala, tecnologias inovadoras e capacidades de fabrico para produzir veículos para responder à procura dos clientes em todos os segmentos de mercado, em todos os mercados, em qualquer geografia a nível mundial”.