acidenteAs condições meteorológicas e as altas temperaturas que se registaram de forma contínua durante os meses de julho e agosto geraram um volume inédito de ocorrências e de chamadas no seio do Grupo IMA, dando origem a inúmeros picos de atividade.

A título de exemplo, só nos dias 18 de julho e 16 de agosto foram recebidas mais de 25.000 chamadas. Este aumento da intensidade nos serviços manteve-se também durante o mês de setembro.

Desde a criação da IMA em 1981, as suas plataformas nunca tinham recebido um volume tão elevado de pedidos de assistência.

Com um total de mais de dois milhões de chamadas telefónicas recebidas contabilizadas pelo Grupo, os setores da assistência automóvel, médica e ao domicílio deram origem à abertura de mais de 400.000 processos, das quais 362.000 correspondem a assistência em viagem (+5,3%) e 7.800 a  assistência médica (+2,8%) durante os meses de junho, julho e agosto.

Em linha com os resultados do Grupo, a IMA Ibérica viu igualmente um crescimento da sua procura neste último exercício. É de salientar especialmente o aumento de atividade como Correspondente, o serviço através do qual a empresa presta assistência a estrangeiros cujas companhias de seguros ou de assistência não têm rede própria em Espanha e em Portugal, assim como a turistas espanhóis e portugueses que saem das nossas fronteiras.

Este setor sofreu um aumento significativo de 17,4%, em linha com o crescimento dos fluxos migratórios em 2016.

O calor registado este verão gerou inúmeras avarias eletromecânicas nos automóveis, fenómeno agravado pela manutenção deficitária dos veículos e pelo envelhecimento do parque automóvel.

Num contexto internacional confuso, marcado por acontecimentos dramáticos, os beneficiários de serviços do Grupo preferiram deslocar-se dentro dos limites geográficos europeus, em detrimento do Médio Oriente. Da mesma forma, o Grupo observou também mais saídas para países asiáticos.

Para fazer frente a estes acontecimentos, o Grupo criou dispositivos excecionais de acompanhamento humano e ampliou a sua rede de colaboradores para lidar com a crescente procura de assistência psicológica, especialmente perante acontecimentos tão trágicos como o atentado de Nice do passado dia 14 de julho, que deu origem a meia centena de ocorrências.

 

Números-Chave do Grupo IMA no exercício 2015:

  • 802 M€ de atividade consolidada – 11,5 M€ de resultado líquido do Grupo
  • Mais de 2 milhões de processos geridos
  • 602 M€ de negócio
  • 350 pessoas (meios efetivos)
  • 45 milhões de beneficiários a nível mundial
  • 861 pessoas assistidas na sua residência
  • 1 pessoa assistida a cada 11 segundos

Os números da IMA Ibérica em 2015:

  • 25,7 milhões de euros de atividade
  • 043 ocorrências geridas, cerca de 6% mais que no ano anterior
  • 631 empresas e profissionais fazem parte da nossa rede de fornecedores
  • 19% de aumento em relação ao resultado em 2015