fleet-leasing

Estudos de TCO e comparações de custos de manutenção entre OEM e mercado independente são apenas dois dos produtos que se podem esperar. A TIPS 4Y representa a marca e Roberto Gaspar é o responsável de vendas em quatro países.

A TIPS 4Y vai trazer para Portugal novas ferramentas de informação dedicadas ao mercado de frotas, mas também para importadores de marcas de automóveis.

Estas ferramentas fazem parte da Fleet&Leasing, uma área de negócio do universo TacAlliance que tem em Roberto Gaspar, que transita da 4Fleet, o seu responsável de vendas para Portugal, mas também Espanha, França e Inglaterra. Trata-se de um profissional com um grande conhecimento de mercado e que, juntamente com a TIPS 4Y, vai levar os produtos desta empresa a um mercado com uma grande necessidade de informação. A TIPS 4Y será responsável pela comercialização.

Do universo Tec Alliance, fazem parte as linhas de negócio TecDoc, TecCom e TecRMI. A mais conhecida é o TecDoc. Trata-se de o catálogo de peças de automóveis mais utilizado em todo o mundo, com referências de mais de 618 marcas.

Para se ter uma ideia da complexidade de informação com que este produto tem que lidar, basta dizer que anteriormente cada fabricante de peças tinha a sua referência e que o retalho tinha que ser capaz de confrontar estas referências. Na prática, um filtro de ar para determinado modelo pode ter mais de 60 fabricantes diferentes, cada um deles com a sua própria referência. O que o TecDoc faz é dizer que para este filtro de ar existe toda esta listagem de peças de diferentes origens. É utilizado sobretudo para que os fabricantes disponibilizem a informação sobre as suas peças aos distribuidores.

O TecCom torna este processo digital e a partir de uma única fonte e permite criar ordens de compra para quem acede a esta informação. Em 2012, é criada a linha de negócio Repair & Maitenance Data. Com esta, passa a existir informação sobre os tempários, procedimentos de reparação das marcas e planos de manutenção que, obviamente, utilizam a informação sobre peças que foi a base de criação deste consórcio.

Da TecRMI fazem parte o conjunto de ferramentas de Fleet & Leasing, todas elas ligadas aos custos ou à gestão de orçamentos e faturação de oficinas. É esta a solução que a TIPS 4Y vem trazer para Portugal, especialmente para este mercado de frotas. E ela divide-se em vários produtos.

O TecCOO calcula os custos operacionais das viaturas e compara-os com outros, de qualquer marca e em qualquer país. Faz o ajuste de combinações de prazos e quilometragens e pode ser parametrizado de acordo com o que o cliente pretende. Por exemplo, pode considerar extensões de garantia e pacotes de manutenção. E consegue fazer o calculo de viaturas novas e usadas.

O TecAudit é uma ferramenta para análise profissional de orçamentos e faturas de serviços de manutenção a partir de dados recolhidos junto dos fabricantes. A identificação é feita a partir do VIN e faz a seleção automática das peças pretendidas.

O TecControl é uma plataforma que faz a gestão e tratamento dos processos das oficinas, desde o pedido de autorização à faturação. Existe a possibilidade de estabelecer um preço fixo de mão-de-obra e acesso ao registo do histórico da viatura. Para as empresas, consegue-se ainda predefinir a política de frota e motor de regras.

Além destes serviços, a TIPS 4Y, em colaboração com a Tec Alliance e Roberto Gaspar, vai colocar outras ofertas para os clientes nacionais. Um deles será a elaboração de estudos de TCO à medida do cliente, com base em toda esta informação. O outro, que pode ser integrado neste último, vai passar por ter a comparação entre os custos de utilização utilizando fornecedores de IAM ou OEM.

A TecAlliance em números

  • 20 anos de experiência no aftermarket
  • 35 shareholders
  • 300 colaboradores
  • 4,6 milhões de artigos catalogados
  • 58 400 tipos de viaturas (LP) do qual possuem informação
  • 18 milhões de tempários
  • 190 mil planos de manutenção