O modelo 2017 do Mazda6 estreia em Portugal o sistema G-Vectoring Control, juntamente com outras novidades nos motores diesel SKYACTIV-D 2.2 e no pacote de segurança i-ACTIVSENSE.

O sistema G-Vectoring Control tem a função de modificar a potência do motor para melhorar a capacidade de resposta e a estabilidade dinâmica, especialmente em curva.

Ele age sobre o binário, suavizando as mudanças de aceleração longitudinal e transversal para melhorar a precisão da direcção, sobretudo em curva.

Tem preços a partir dos 35.158 euros na versão sedan de 4 portas e 35.269 euros para a carrinha (wagon).

Visualmente distingue-se do anterior pela localização dos piscas laterais, que passaram para o retrovisor, e pelo novo desenho do volante.

Alterações mais importantes estão no equipamento, da insonorização e do potencial do motor.

Em termos mecânicos, o bloco diesel SKYACTIV-D 2.2 volta a estar disponível no nosso país em duas variantes de potência (150 e 175 cv).

Estão igualmente disponíveis as transmissões SKYACTIV-MT (manual) ou SKYACTIV-AT (automática) de seis velocidades, voltando-se a complementar a gama com a variante AWD (só na Wagon e com o bloco mais potente).

Este bloco diesel common-rail SKYACTIV-D 2.2 integra três novos sistemas que permitem o aumento da capacidade de resposta e uma redução do ruído do motor:

  • High-Precision DE Boost Control, solução que aumenta a capacidade de resposta da alimentação e confere maior capacidade de controlo do sistema de injecção. Aumentando o controle de pressão do boost permite melhor resposta às solicitações do acelerador;
  • Natural Sound Smoother, sistema que utiliza um amortecedor para abafar a tradicional batida dos blocos diesel;
  • Natural Sound Frequency Control, que adapta o timing do motor para neutralizar as ondas de pressão, suprimindo três bandas de frequência críticas, em que os componentes do motor normalmente vibram de uma forma mais audível.

Novidades interiores e equipamento

A bordo, a maioria das evoluções no design implementadas foram na sua maioria direcionadas ao condutor, num ambiente que inclui um volante de novo design, um novo sistema Active Driving Display (denominação do heads-up display da Mazda) de maior resolução, com um grafismo totalmente a cores para maior legibilidade sob diferentes condições de luz, tudo enriquecido por um novo ecrã multi-informação de 4,6 polegadas, TFT LCD a cores e com gráficos evoluídos.

Ao nível da segurança introduziu-se uma nova câmara de monitorização dianteira, dispositivo que incrementa as competências dos diversos sistemas de segurança ativos do pacote i-ACTIVSENSE, ao nível da travagem automática, da função de reconhecimento de peões e dos sinais de trânsito.

Em termos de gama, são mantidos os mesmos três níveis – Essence, Evolve e Excellence – que podem ser complementados, caso a caso, com diferentes pacotes de conteúdos:

  • Pack Leather (bancos dianteiros elétricos, com memória no banco do condutor, apoio lombar elétrico, e integralmente em pele preta ou beije);
  • Cruise Pack (Mazda Radar Cruise Control);
  • Pack Navi (sistema de navegação) e ainda tecto de abrir elétrico, acrescendo a possibilidade de se optar por uma das cores metalizadas.

Preços do Mazda6 em Portugal

O leque de preços inicia-se nos 35.157,90 euros da variante Mazda6 4P 2.2 SKYACTIV-D (150 cv) Essence, com pintura sólida, até aos 51.412,24 euros do Mazda6 SW 2.2 SKYACTIV-D (175 cv) Excellence com todos os packs acima e a Pintura Metalizada.