Além do novo design e da promessa de mais versatilidade interior e maior eficiência da geração 2017 do Zafira, a Opel dotou o modelo com os mais atuais sistemas do sistema de informação e entretenimento IntelliLink, com compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto, a par do Opel OnStar com ‘hotspot’ Wi-Fi 4G/LTE.

O novo Zafira integra ainda os novos faróis AFL (Adaptive Forward Lighting; Iluminação Dianteira Adaptativa) compostos integralmente por LED estreados no Astra.

O Opel Zafira é pioneiro na oferta de 7 lugares através do sistema integrado de dois bancos adicionais nos monovolume compacto, em 1999.

[slideshow_deploy id=’11706′]Por isso, no habitáculo sobressaem, além dos 2 bancos individuais traseiros, as diversas sistemas de arrumação (30 espaços no total) e de funcionalidade, bem como a capacidade de transporte de bagagem que pode ser de 710 litros na configuração de cinco lugares, aumentando para 1860 litros se a segunda fila de bancos for rebatida.

Há ainda na lista de opcionais soluções de transporte e arrumação, como um sistema integrado de porta-bicicletas FlexFix, que desliza para dentro do para-choques traseiro quando não está a ser utilizado, e que permite o acesso à bagageira mesmo quando as bicicletas estão colocadas.

Além de uma extensa lista de equipamento e de ajudas à condução, de série nas várias versões de equipamento ou na tabela de opcionais, a nova gama Zafira inclui uma vasta escolha de motores: gasolina, gasóleo, gás de petróleo liquefeito (GPL) e gás natural comprimido (GNC).

As potências vão de 134 cv a 200 cv, com médias de consumo de 4,5 a 7,2 l/100 km e emissões de 119 a 168 g/km de CO2, no ciclo misto, de acordo com a norma EC 715/2007.

O motor turbodiesel mais económico é o 1.6 CDTI, agora com potência de 134 cv, binário de 320 Nm e consumo médio de apenas 4,5 l/100 km, graças a uma gestão eletrónica de motor mais evoluída.

O mais potente dos Diesel é o 2.0 CDTI de 170 cv, com levadíssimo binário de 400 Nm. Capaz de consumos médios de apenas 4,9 l/100 km, este motor também consegue acelerar o Zafira de zero a 100 km/h em menos de 10 segundos, o que representa uma marca notável para este tipo de veículos.

Com mais de 2,7 milhões de unidades do Opel Zafira produzidas desde o seu lançamento, o Opel Zafira a gasóleo tem preços de tabela que começam em cerca de 31 mil euros.