Em Janeiro de 2017, as vendas de automóveis novos de passageiros da UE iniciou o ano de forma positiva: o mês somou um total de 1.170.220 unidades vendidas, um crescimento de 10,2% em relação a janeiro de 2016.

Este crescimento é superior ao registado em Portugal neste segmento durante o mesmo período; 7,8%.

No que se refere aos veículos comerciais, o mercado europeu conheceu um aumento da procura de 8,2% também no 1.º mês de 2017. O total foi de 173.614 unidades, impulsionado sobretudo pelo segmento de veículos comerciais ligeiros.

Já em Portugal, o crescimento deste segmento em janeiro de 2017 face ao mesmo período do ano anterior foi de 26,3%!

Estes valores contrariam as previsões conservadoras de crescimento do mercado previstas quer pela ACEA como pela ACAP.

Carros ligeiros de passageiros, UE, janeiro de 2017

Olhando de forma resumida para os valores alcançados neste segmento constata-se:

  • Os principais mercados continuam a ser Espanha (10,7%), França (10,6%), Alemanha (10,5%) e Itália (10,1%);
  • O Reino Unido também cresceu mas a um ritmo mais modesto: 2,9%;
  • No global, estes 5 grandes mercados representaram 70,5% do total do mercado da UE28: 825.080 unidades;
  • Só a Alemanha foi responsável por 1/5 das vendas (20,6%), com 241.399 carros ligeiros de passageiros, o equivalente à venda destes modelos, num ano, em Portugal (num cenário favorável);
  • O grupo Volkswagen acompanhou o crescimento do mercado e vendeu mais carros, graças sobretudo ao contributo das marcas VW, Skoda e Seat;
  • O grupo Volkswagen continua a assegurar cerca de 1/4 das vendas europeias de ligeiros de passageiros (24,1%);
  • O grupo PSA reduziu ligeiramente a sua quota de mercado em janeiro mas superou as vendas do grupo Renault;
  • O grupo PSA comercializou menos de metade dos carros do grupo VW (119.985 unidades), subindo nos valores das 2 principais marcas: Peugeot (10,4%) e Citroen (6,4%)
  • Se a Opel/Vauxall já fizessem parte da PSA, ainda assim as vendas totais do grupo teriam ficado abaixo das 200 mil unidades (194.300 unidades). Contudo, os resultados da Opel/Vauxall (74.315) em janeiro foram superiores aos da melhor marca do grupo PSA, a Peugeot, que totalizou menos 3.000 unidades (71.375);
  • O total das vendas da Renault, Dacia e Lada foi de 106.372 unidades. Destaque para a contabilidade da Lada e para as vendas unitárias só da marca Renault: 72.908 veículos, a segunda marca mais vendida no espaço comunitário europeu, a seguir à Volkswagen (136.558)
  • Os grupos construtores que seguem na tabela dos 10 mais são FCA (+15%), Ford (+9,9%), Opel (+5,1%), Daimler (14,6%), BMW (+10,2%), Toyota (+11,9%) e Nissan (4,6%).

Veículos Comerciais, UE, janeiro de 2017

  • Os principais mercados continuam a ser Espanha (+ 23,8%), Itália (+ 11,4%) e França (+ 10,3%);
  • O Reino Unido também cresceu mas a um ritmo mais modesto: 2,4%;
  • No global, estes 5 grandes mercados representaram 67% do total do mercado de comerciais da UE28: 116.166 unidades;
  • Só a França foi responsável por 1/5 das vendas (20,3%), com 35.219 unidades, quase 11 mil comerciais acima dos que foram matriculados na Alemanha em janeiro de 2017;
  • No que se refere aos comerciais ligeiros, os cinco principais mercados apresentaram estas taxas de crescimnento: Espanha (+ 31,5%), França (+ 10,3%), Alemanha (+ 5,8%), Itália (+ 5,0%) e Reino Unido (+ 1,2%).
  • No global, estes 5 grandes mercados representaram igualmente 67% do total do mercado de comerciais da UE28: 96.236 unidades;
  • A França continua a ser responsável pela maior fatia: 22% do mercado, a que equivalem com 30.842 unidades, mais do que o conjunto das vendas de comerciais ligeiros na Alemanha e em Itália.