A Renault apresenta um sistema de carregamento dinâmico para veículos elétricos que permite carregar a bateria em andamento.

Em conjunto com a Qualcomm Technologies e a Vedecom, a Renault participou na conceção de um sistema capaz de carregar 20 kW a velocidades que podem ir até aos 100 km/h.

A demonstração dinâmica de carregamento teve lugar numa pista de ensaios com um comprimento de 100 metros, construída pela Vedecom em Satory, Versailles, perto de Paris, no quadro do projeto FABRIC.

O projeto FABRIC – que teve início em janeiro de 2014 e terminará em dezembro de 2017 – é organizado por um consórcio de 25 parceiros, de nove países Europeus, onde se incluem construtores de automóveis, fornecedores de equipamentos, fornecedores de serviços e organismos de pesquisa sobre as infraestruturas automóveis, estradas e energia.

Um projeto que tem como principal objetivo proceder à análise da fiabilidade do carregamento dinâmico de veículos elétricos como meio para aumentar a difusão destes veículos.

“Os nossos engenheiros trabalharam em estreita colaboração com as equipas da Qualcomm Technologies e da Vedecom para realizar esta demonstração da integração do sistema de carregamento dinâmico de veículos elétricos no quadro do projeto FABRIC. Nós vemos o carregamento dinâmico como uma das soluções para melhorar e facilitar a utilização dos veículos elétricos”, afirma Eric Feunteun, Diretor do Programa de Veículos Elétricos do Grupo Renault.

“Nós somos inventores e por isso queremos carregar os veículos elétricos sem necessitar de fios. Esta demonstração de carregamento dinâmico é a incarnação desta ideia”, explica Steve Pazol, Vice-Presidente e Diretor-Geral da Wireless Charging, Qualcomm Incorporated.

A possibilidade de, durante a condução, a bateria do seu carro elétrico poder estar a ser continuamente (re)carregada através de tecnologia sem fios não é uma novidade.

Desde 2015 que as autoridades inglesas estão a realizar testes desta natureza em algumas estradas do Reino Unido, desenvolvendo uma nova tecnologia que vai permitir a alimentação remota das baterias de veículos elétricos e híbridos.