Qual é o melhor carro de frota para os clientes Leaseplan?

O Renault Mégane IV Sport Tourer foi eleito Carro Frota Leaseplan 2017, sucedendo ao VW Golf Variant BlueMotion, vencedor das três últimas edições.

Este carro ganhou também na categoria de “Pequeno Familiar”, sendo os restantes prémios atribuídos ao Ford Mondeo Station 1.5 TDCi Business Plus ECOnetic e Volvo V60 D4 Momentum 2.0, respetivamente nas categorias “Médio Familiar Generalista”e “Médio Familiar Premium”.

A iniciativa “Carro de Frota LeasePlan” tem como objetivo a eleição dos melhores automóveis de passageiros para as empresas.

A posição dos concorrentes em cada uma das 3 categorias a concurso foi:

  • “Pequeno Familiar”, Renault Mégane IV Sport Tourer 1.5dCi Intense, Seat Leon ST Style 1.6 TDI e Volkswagen Golf Variant Trendline 1.6 TDI DSG;
  • “Médio Familiar Generalista”, Ford Mondeo Mondeo SW Business Plus 1.5 TDCi, Peugeot 508 SW Active 1.6 BlueHDi e Volkswagen Passat Variant Confortline 1.6 Tdi;
  • “Médio Familiar Premium”, Volvo V60 D4 Momentum 2.0, BMW Serie-3 320d Touring Advantage 2.0 e Mercedes-Benz Classe C Station 220 d Avantgarde 2.1.

Os vencedores de cada categoria são obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final.

Já a seleção dos modelos para avaliação é realizada tendo em conta as vendas LeasePlan, as vendas do mercado automóvel no geral e o TCO (Total Cost of Ownership – Renting a 48 meses/120.000 Km, com todos os serviços incluídos, estimativas de combustível, portagens e Impostos (IVA e Tributação Autónoma), tendo como base as versões mais procuradas pelos clientes da gestora, entre grandes e médias empresas.

Quanto ao júri responsável pela avaliação qualitativa foi este ano constituído por 14 clientes da gestora, selecionados pela sua representatividade em termos de cobertura nacional, variedade de áreas de negócio e dimensão das suas frotas, e incluiu 2 membros da imprensa especializada.

Estes elementos avaliaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto, a estética, o motor e a dinâmica.

Critérios em análise

A componente quantitativa tem por base as versões mais escolhidas pelos clientes LeasePlan e engloba a análise das componentes do TCO, vendas LPPT, vendas mercado automóvel, prazos de entrega, emissões de CO2 e classificação EuroNCAP (European New Car Assessment Programme).

A componente qualitativa debruçou-se sobre uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica.

Os nove carros pré-selecionados foram testados em 3 circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.

Após uma votação renhida que deixou os concorrentes separados por décimas de pontos, estas foram as razões que mais permitiram aos vencedores por categoria destacarem-se dos restantes:

  • Renault Mégane IV Sport Tourer 1.5dCi Intense (Carro de Frota 2017 e Pequeno Familiar), versatilidade e funcionalidade do habitáculo, design, TCO e volume de vendas (ACAP)
  • Ford Mondeo Mondeo SW Business Plus 1.5 TDCi (Médio Familiar Generalista), TCO, prazo de entrega, emissões de CO2
  • Volvo V60 D4 Momentum 2.0 (Médio Familiar Premium), TCO, prazo de entrega, comportamento em curva e emissões de CO2.

“Ao eleger anualmente o carro frota, a LeasePlan pretende obter uma opinião, imparcial e concreta, dos profissionais que gerem as frotas das suas empresas, relativamente aos carros em concurso. Isto porque, à margem da perceção que cada modelo tem no mercado particular, o ponto de vista de um Gestor de grandes frotas será muito relevante e valioso para outros frotistas, tornando-se uma mais-valia para o mercado”, justificou António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal, a criação do concurso anual desta que é a maior gestora de frota em Portugal.

(Visited 942 times, 1 visits today)