Produção automóvel em Portugal acelera 17,8% em maio

canter fuso_e_cell_fleetmagazine.ptDepois de ter registado uma queda homóloga de cerca de 15% no mês de Abril, a produção automóvel voltou a crescer em Portugal no mês de maio.

O crescimento verificou-se em todos os tipos e categorias de veículos com especial destaque para os veículos pesados.

Em Maio saíram das unidades industriais instaladas em Portugal 17.431 novos veículos, o que correspondeu a um crescimento homólogo de 17,8%.

Por categorias de veículos, em Maio de 2017 verificaram-se acréscimos na produção de ligeiros de passageiros (20,9%), de comerciais ligeiros (2,2%) e de veículos pesados (118,6%).

Quanto à produção acumulada nos primeiros cinco meses de 2017, registou-se um crescimento de 4,7%.

A informação estatística relativa a Maio confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 97,1 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa. Registe-se igualmente que se verificou um aumento percentual relativamente ao mês anterior.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 84,2 por cento – com a Alemanha (20,1%), Espanha (14,2%), Reino Unido (10,5%) e França (10,4%) no topo do ranking.

Em termos de grandes regiões, o mercado asiático, encabeçado pela China (10,1%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.