Que carros os europeus compraram em abril de 2017?

Depois de, em março de 2017, as vendas do Ford Fiesta terem destronado o Volkswagen Golf do primeiro lugar do ranking, o mês de abril repôs a normalidade dos últimos anos e o familiar alemão retomou o topo da tabela.

Apesar disso, o Volkswagen continuou a perder terreno e desceu mais de 28% face ao resultado de abril de 2016.

O principal culpado desta descida é o sucesso que o Volkswagen Tiguan tem conhecido. Foi o quarto modelo mais procurado pelos europeus em abril de 2017, com um crescimento superior a 70% e liderou destacadamente o segmento dos SUV. Foi também o único do seu género entre os 10 mais vendidos na Europa, já que o Nissan Qashqai aparece apenas na 11.ª posição.

O líder do mês anterior, a Ford Fiesta, desceu em abril para o 7.º posto da tabela, muito dependente das vendas no Reino Unido, que tem vindo a perder terreno entre os 5 maiores mercados europeus. O mesmo valeu para o Opel/Vauxhall Corsa, que desceu para o 8.º lugar da tabela, com menos 15% das vendas do que no mesmo mês de 2016.

Em sentido contrário, neste segmento, o novo Citroen C3 somou e trepou até à 9.ª posição.

O utilitário francês foi dos poucos a crescer nesta classe (é preciso ir até à 48.ª posição para encontrar o Hyundai i20 nas mesmas condições), aproximando-se do Peugeot 208, concorrente dentro do grupo PSA, que perdeu 15% em relação a abril de 2016.

Ainda entre os utilitários, o Renault Clio superou o Volkswagen Polo na tabela, apesar de ambos terem perdido terreno neste mês.

Entre os carros familiares compactos, o líder destacado em abril foi naturalmente o Volkswagen Golf. Seguiram-se o Opel/Vauxhall Astra e, a encerrar a tabela, o Skoda Octavia.

O Ford Focus e o Peugeot 308 ocuparam respectivamente a 15.ª e a 20.ª posição da tabela de vendas, enquanto o Renault Mégane está no 23.º posto e cresceu 33,1% face ao mesmo mês de 2016.

Ranking dos carros por segmento em abril 2017

TOP20

  1. Volkswagen Golf (1.º)
  2. Renault Clio (2.º)
  3. Volkswagen Polo (4.º)
  4. Volkswagen Tiguan (9.º)
  5. Peugeot 208 (8.º)
  6. Opel/Vauxhall Astra (7.º)
  7. Ford Fiesta (3.º)
  8. Opel / Vauxhall Corsa (5.º)
  9. Citroën C3 (13.º)
  10. Skoda Octavia (11.º)
  11. Nissan Qashqai (6.º)
  12. Renault Captur (14.º)
  13. Dacia Sandero (19.º)
  14. Peugeot 2008 (16.º)
  15. Ford Focus (10.º)
  16. Mercedes-Benz C-Class (18.º)
  17. Fiat Panda (12.º)
  18. Fiat 500 (15.º)
  19. Skoda Fabia (22.º)
  20. Peugeot 308 (23.º)

(entre parênteses a posição na tabela acumulada de vendas de janeiro a abril de 2017)

Utilitários

  1. Fiat Panda (17.º)
  2. Fiat 500 (18.º)
  3. Volkswagen Up! (50.º)
  4. Hyundai i10 (56.º)
  5. Renault Twingo (61.º)

Citadinos

  1. Renault Clio (2.º)
  2. Volkswagen Polo (3.º)
  3. Peugeot 208 (5.º)
  4. Ford Fiesta (7.º)
  5. Opel/Vauxhall Corsa (8.º)

Familiares compactos

  1. Volkswagen Golf (1.º)
  2. Opel/Vauxhall Astra (6.º)
  3. Skoda Octavia (10.º)
  4. Ford Focus (15.º)
  5. Peugeot 308 (20.º)
  6. Audi A3 / S3 / RS3 (21.º)

Familiares

  1. Mercedes-Benz C-Class (16.º)
  2. Volkswagen Passat (26.º)
  3. Série BMW 3 (36.º)
  4. Skoda Superb (58.º)
  5. Volvo S90 / V90 (90.º)

SUV/Crossover

  1. Volkswagen Tiguan (4.º)
  2. Nissan Qashqai (11.º)
  3. Renault Captur (12.º)
  4. Peugeot 2008 (14.º)
  5. Opel / Vauxhall Mokka (15.º)

(entre parênteses está a respectiva posição no raking geral)