A Peugeot preparou-se para as futuras e mais exigentes normas europeias de controlo de emissões e agentes poluentes – Euro 6c – e criou um novo motor a gasóleo equipado com evoluídos sistemas de retenção e tratamento dos gases, com utilização de AdBlue.

Este motor vai chegar após Setembro de 2017.Até lá a aposta nas frotas vai continuar a incidir sobre o 1.6 BlueHDi, sobretudo na versão de 100 cv com caixa manual de 5 velocidades.

Novos sistemas anti-poluição foram igualmente aplicados nas motorizações a gasolina, com o 1.2 Puretech a receber filtro de partículas.

Destaque também para uma nova caixa de velocidades automática com 8 relações, desenvolvida em conjunto com os especialistas japoneses da Aisin, que está associada ao motor 2.0 BlueHDi 180 cv.

[slideshow_deploy id=’13909′]Em termos de conectividade, o sistema multimédia, controlado através do ecrã táctil de 9,7’’, inclui navegação 3D e sistema Mirror Screen, para reproduzir o ecrã do smartphone, com protocolos de conexão para Apple e Android.

O Peugeot 308 passa também a contar com a totalidade das ajudas à condução estreadas nos novos SUV 3008 e 5008.

Há seis níveis de acabamento: Access, Active, Allure, GT Line, GT e GTi com a seguinte estrutura de preços:

Os novos motores a gasóleo vão passar a ser comercializados no decorrer de 2017, estando o seu preço dependente da homologação e das regras de tributação que venham a ser definidas em função do ciclo WLTP.

Há uma aposta assumida da Peugeot nos motores a gasolina como facilmente se percebe nesta estrutura de preços:

Não há alterações na suspensão e chassis.

As dimensões do habitáculo e da mala não mudam, sendo o espaço de carga de 420 litros no 308 de 5 portas e de 610 litros no 308 SW.

Os níveis superiores GT Line, GT e GTi passam a contar com iluminação full LED.

Como distingue o renovado Peugeot 308?

Em relação ao anterior modelo lançado em 2014, as alterações estéticas concentram-se na secção dianteira e incluem:

  • Uma nova assinatura luminosa LED transversal a todos os níveis de equipamento. Nos primeiros três níveis de equipamento estão disponíveis faróis dianteiros de halogéneo com módulos elípticos. Os níveis superiores GT Line, GT e GTi dispõem de iluminação full LED;
  • O novo capot de formas horizontais enquadra-se numa grelha verticalizada
  • O símbolo do Leão instalado ao centro e o nome Peugeot esculpido na secção superior da grelha
  • Novos para-choques dianteiros para os níveis Access, Active e Allure. Nos níveis GT Line, GT e GTi, a refrigeração do motor é assegurada por três aberturas na zona inferior.
  • Faróis de nevoeiro redondos alojados nas concavidades laterais
  • O nível Allure conta com novos modelos de jantes de liga leve mais eficientes aerodinamicamente, com opção por jantes de 18 polegadas “SAPHIRE BLACK”, com acabamento diamante bicolor
  • A abertura do depósito de combustível abandona o tradicional formato circular e adopta uma forma retangular para integrar o bocal de abastecimento de AdBlue.
  • Na traseira, a assinatura luminosa de três garras passa a estar permanentemente acesa. Na berlina, a máscara de faróis apresenta-se escurecida de forma a reforçar o dinamismo.
  • Desde o lançamento vão estar disponíveis 10 cores de carroçaria, sendo que o beige Pyrite substitui o cinza Aluminium. A versão GTi conta com uma nova versão da exclusiva Coupe Franche associando o azul Magnetic ao preto Perla Nera.

Novidades mecânicas do Peugeot 308 de 2017?

Aplicável a partir de setembro de 2017, a futura norma Euro 6c impõe que as emissões de óxidos de azoto (NOx) dos motores em condições reais não excedam 2,1 vezes os registados durante os testes no banco de ensaios.

O Grupo PSA compromete-se com os estes novos motores a respeitar o factor 1,5, cuja aplicação não ocorrerá antes de 2020.

Assim, antecipando-se 3 anos, o 308 é o primeiro modelo do Grupo PSA a dispor do novo motor diesel 1.5 BlueHDi 130 S&S, um bloco de quatro cilindros e 16 V, que adopta novos dispositivos de controlo de emissões na admissão e no escape.

A solução para tratamento de NOx passa pelo tratamento por AdBlue, utilizado para controlo de poluição SCR (Catalisador de Redução Seletiva) de segunda geração e filtro de partículas (DPF), montados o mais próximo possível do motor, para que o pós-tratamento dos gases aconteça o mais rápido possível.

A eficiência de combustão foi também melhorada graças a um novo e patenteado desenho da câmara de combustão, cuja eficácia foi testada em ambiente de competição, assegura o construtor.

Com performances semelhantes a blocos de gama superior (motores de 2.0 litros), este novo BlueHDi de 130 cv ganhou 10 cavalos adicionais em comparação com o bloco BlueHDi de 120 cv que substitui.

Consegue ser também 4 a 6% mais eficiente do que a actual unidade 1.6 BlueHDi segundo os atuais padrões de aferição.

Motores turbo a gasolina com filtro de partículas

Antecipando igualmente futuras normas Euro 6, o motor a gasolina PureTech 130, com injecção directa e sistema Start/Stop, precisou de um conversor catalítico e de um filtro de partículas de gasolina de regeneração passiva.

A nova caixa manual de seis velocidades de 3 cilindros de 130 cv recebe alterações na gestão electrónica e no sistema de escape, cujo filtro de partículas está localizado logo após o catalisador.

Além do catalisador de 3 vias, todos os motores a gasolina com turbo e injeção direta passam a integrar um filtro de partículas (GPF) para tratar os HC, CO2, NOx, bem como as partículas.

A poluição é ainda controlada com uma combustão otimizada, graças a um controlo muito preciso da mistura ar/combustível, pela utilização de uma nova geração de sensores de proporção de oxigénio.

NESTE QUADRO estão as características de todos os motores do Peugeot 308.

Transmissão automática com comando Shift and Park by wire

Exclusivo do novo PEUGEOT 308 GT, o motor diesel BlueHDi de 180 cv recebe uma transmissão automática EAT8 de nova geração.

Desenvolvida em colaboração com os especialistas japoneses da Aisin, esta nova caixa de velocidades automática permite reduzir o consumo até 7% face à EAT6, devido a:

  • Passagem para 8 relações;
  • Melhoria do rendimento com a extensão do Stop & Start até aos 20 km/h;
  • Ganhos de peso e dimensões (apenas 2 kg face à EAT6 de iso-perímetro).

A otimização das trocas de binário entre o motor e a caixa são asseguradas por 8 velocidades que ajudam a reduzir os saltos de rotações a cada troca.

Um conversor flexível de binário garante conforto no arranque e nas manobras de estacionamento.

A função Park ativa-se automaticamente quando se desliga o motor.

A gestão do sentido da marcha passa a ser automática graças às ajudas de condução Park Assist ou do Cruise Control Adaptativo com Função Stop, processadas sem qualquer ação do condutor.

Que ajudas à condução o 308 de 2017 tem?

Active Safety Brake e Distance Alert

A função Distance Alert (Alerta de Risco de Colisão) permite avisar o condutor que o seu veículo está em risco de colidir com o veículo precedente ou com um peão que esteja no seu campo de deteção.

Após o alerta, se o condutor não intervier rapidamento no pedal dos travões, o Active Safety Brake (Travagem Automática de Emergência) é acionado de imediato. O risco de colisão pode, assim, ser evitado ou limitado em grande parte ao reduzir a velocidade do veículo. Os veículos com matrícula que seguem no mesmo sentido ou estão parados são também detetados, bem como os peões presentes na via. O sistema não deteta bicicletas, motociclos, animais e objetos no passeio.

As condições de funcionamento do Active Safety Brake do novo PEUGEOT 308 são as seguintes :
• quando é detetado outro veículo em movimento, numa velocidade compreendida entre os 5 km/h e os 140 km/h,
• quando é detetado um veículo imobilizado, a uma velocidade inferior a 80 km/h,
• quando é detetado um peão, a uma velocidade não superior a 60 km/h.

Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa

Através de uma câmara que reconhece os traços contínuos ou descontínuos, o Alerta de Transposição Involuntária de Faixa deteta a transposição involuntária de uma marcação longitudinal no piso das vias de circulação.

Em caso de falta de atenção do condutor e a uma velocidade superior a 80 km/h, o sistema emite um alerta visual e sonoro.

Em velocidades compreendidas entre 65 e 180 km/h, o Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa efetua também uma correção de trajetória, sendo que assim que o sistema identifica um risco de transposição involuntária de uma das linhas de marcação detetadas no piso, a direção corrige progressivamente a fim de manter o veículo na trajetória inicial.

Pelo contrário, se é intenção do condutor manter a trajetória inicial, basta manter pressão no volante para contrariar a correção automática. O sistema é desativado automaticamente numa mudança de faixa se o condutor ativar os indicadores de mudança de direção.

Este sistema pode ser desativado pelo condutor através de um botão situado à esquerda do volante, sendo necessário carregar no botão durante algum tempo. Em caso de desativação, acende-se um LED cor de laranja.

Sistema de deteção de fadiga

O novo PEUGEOT 308 está equipado de série com o Aviso de Tempo de Condução, sistema que após duas horas de condução ininterrupta, a uma velocidade superior a 65 km/h, emite um alerta visual e sonoro, convidando a fazer uma pausa.

Esta função é complementada pelo sistema de Alerta de Atenção ao Condutor. Graças a uma câmara situada no topo do para-brisas, o veículo analisa a sua trajetória.

O sistema avalia o estado de alerta do condutor, identificando os desvios de trajetória em relação às marcações no piso.

Uma vez detetados esses desvios, são emitidos vários níveis de alertas sonoros e visuais (por exemplo: “Mantenha-se atento!” ou “Faça uma pausa!”).

Assistente Automático de Máximos

Uma câmara situada no topo do para-brisas do novo PEUGEOT 308 analisa as fontes de iluminação e comuta automaticamente as luzes de máximos e os médios em função das condições de iluminação e de circulação.

O tempo de utilização dos máximos é, deste modo, otimizado sem originar encandeamento aos outros veículos.

Reconhecimento dos Sinais de Velocidade e de Recomendação

A câmara situada no topo do para-brisas permite detetar e ler os sinais de limitação de velocidade e de fim de limitação de velocidade, apresentando os mesmos no painel de instrumentos.

O sistema leva, igualmente, em conta as informações de limitações de velocidade através da cartografia do sistema de navegação.

As limitações de velocidade específicas, como as destinadas aos veículos pesados, não são apresentadas.

Este dispositivo é complementado pela recomendação de limite de velocidade: o condutor pode optar por adaptar a velocidade do veículo de acordo com a que é lida pela câmara, acionando o botão ‘MEM’ no comando do limitador/regulador de velocidade.

Cruise Control Adaptativo com Função Stop (com caixa de velocidades automática) ou função 30 km/h (com caixa de velocidades manual)

O veículo está equipado com um radar colocado no centro do para-choques dianteiro, com um alcance máximo de 150 metros . Entre os 30 km/h e os 180 km/h, o Cruise Control adaptativo assegura 2 funções:

  • mantém automaticamente a velocidade do veículo no valor selecionado pelo condutor,
    • ajusta automaticamente a distância para o veículo da frente.

Este sistema deteta um veículo em andamento à sua frente e no mesmo sentido de circulação. Adapta automaticamente a velocidade do 308 à do veículo que o antecede, recorrendo ao travão-motor e ao sistema de travagem (as luzes de travagem são ativadas):

  • se o veículo da frente circula mais devagar, o sistema abranda ou imobiliza totalmente o seu veículo ativando a função Stop,
    • se o veículo da frente acelerar ou mudar de faixa, o controlo de velocidade acelera progressivamente até à velocidade definida,
    • se o condutor ativar os indicadores de mudança de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema autoriza um aproximação temporária ao veículo da frente para ajudar na ultrapassagem, sem nunca ultrapassar a velocidade definida.

Com a função Stop, após uma travagem que levou à imobilização total do veículo, o sistema mantém o veículo imobilizado. O controlo de velocidade fica em pausa.

Com a função 30 km/h, após uma travagem com vista um abrandamento até aos 30 km/h, o controlo de velocidade fica em pausa, o condutor pode retomar o controlo, desembraiar e travar até à total imobilização do veículo. A função está disponível até aos 180 km/h.

Sistema Ativo de Vigilância do Ângulo Morto

Entre 12 km/h e 140 km/h, este sistema adverte o condutor da presença de um outro veículo no ângulo morto do seu veículo, desde que este represente um perigo potencial. O alerta é dado por uma luz avisadora no retrovisor do lado correspondente, sempre que é detetado um veículo (automóvel, camião, bicicleta).

Este sistema funciona em conjunto com o Alerta ativo de transposição involuntária da faixa: em complemento da luz avisadora no respetivo retrovisor, será sentida uma correção de trajetória se for transposta uma linha da faixa de rodagem, mesmo com o indicador de mudança de direção ativado, para ajudar o condutor a evitar uma colisão.

Visiopark 1

O veículo está equipado com uma câmara de vídeo a180° no portão traseiro. Este sistema permite visualizar no ecrã tátil (touchscreen) as zonas em redor próximas do veículo.

Os sensores de ajuda ao estacionamento completam a informação fornecida pela vista de cima do veículo.

É representada uma imagem em tempo real, captada de cima do veículo, que mostra as zonas próximas ao mesmo tempo que efetua as manobras, proporcionando uma visão a 360°.

Esta representação facilita o alinhamento do seu veículo nas manobras de estacionamento e permite visualizar todos os obstáculos que estão na proximidade.

Park Assist

Graças aos sensores ultrassónicos laterais, este sistema proporciona uma assistência ativa ao estacionamento:

  • deteção de um espaço de estacionamento de acordo com as dimensões do veículo, graças aos sensores alojados nos para-choques dianteiro e traseiro,
    • controlo do sistema de direção para estacionar o veículo nesse espaço.

Com uma caixa de velocidades manual, o condutor controla a aceleração, a travagem, as relações de caixa e a embraiagem. Com a caixa de velocidades EAT8, o condutor controla apenas a travagem.

Durante as fases de entrada e de saída do estacionamento, o sistema fornece informações visuais e sonoras ao condutor, a fim de tornar as manobras mais seguras.

Em qualquer momento, o condutor pode recuperar o controlo da direção agarrando no volante.

O Park Assist destina-se a assistir o condutor nas manobras de estacionamento em paralelo (entrada e saída) ou em espinha.