Citroën C3 Aircross (2018)

O Citroën C3 Aircross é um modelo inteiramente novo destinado a substituir o Citroen C3 Picasso.

Tem a aparência de um SUV mas não perde a polivalência de um monovolume compacto.

Partilha estrutura e muitos elementos mecânicos com Opel Crossland X, sendo resultado de um projeto comum entre os dois construtores, já acordado antes da compra da Opel por parte do grupo PSA.

Construído sobre a mesma plataforma do novo Citroën C3, mede 4,15 metros de comprimento, por 1,76 metros de largura e 1,64 metros de altura.

A mala tem 410 litros (mais 110 litros do que o novo C3), que podem atingir 520 litros com o banco traseiro puxado para a frente.

Além da mobilidade longitudinal deste banco, ele é rebatível em 2 partes independentes. O banco do passageiro da frente rebatível permite um comprimento de carga de 2,40 metros e a plataforma da mala pode ser colocada a duas alturas distintas, o que permite criar um fundo duplo escondido.

A gama de motores abrange 3 ofertas:

  • 1.2 a gasolina com 82 e 110 cv
  • 1.6 BlueHDi de 100 ou 120 cv

A caixa de velocidade pode ser manual de cinco ou seis velocidades (dependendo da versão) ou automática de seis relações.

A tração é sempre dianteiras, mas algumas versões podem dispor de “grip control” (com pneus específicos Mud & Snow 16” ou 17”) que aumenta a motricidade em superfícies escorregadias.

Há 20 cm de distância ao solo e, em opção, pode também dispor de controlo de descida de colina.

Interior e personalização

 

O painel de instrumentos tem um design muito parecido com o do Citroën C3 e inclui um ecrã táctil de 7 polegadas, a partir do qual é possível gerir todas as funções do sistema multimédia, que suporta protocolos de comunicação com sistemas Apple e Android.

Também é possível equipa-lo com head-up display, Active SafetyBrake, comutação automática de máximos, reconhecimento dos painéis de recomendação de velocidade, Park Assist e CITROËN ConnectNav.

Tem uma personalização reforçada por uma ampla capacidade de conjugar até 90 combinações exteriores, integrando 4 cores de tejadilho nas versões bi-tom e 4 Packs Colo, juntamente com 5 harmonias interiores.

Comercializado na Europa no segundo semestre de 2017, é fabricado em Zaragoza (Espanha).

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