Opel Grandland X chega em novembro

O Opel Grandland X posiciona-se acima do Opel Crossland X (cerca de mais 20 cm de comprimento) e partilha a plataforma e elementos mecânicos do novo Peugeot 3008.

Tem 4,48 metros de comprimento por 1,64 metros de altura, distância entre eixos de 2,675 metros, tração dianteira, amplo espaço interior e uma mala com 514 litros ou 1652 litros, com os bancos rebatidos.

Apesar da vocação familiar, poderá dispor do sistema de melhoramento da tração que, tal como na Peugeot, é designado como Grip Control e está associado a pneus Mud&Snow.

Com cinco modos diferentes de funcionamento, este sistema ajusta a distribuição de binário entre as rodas dianteiras, permitindo que uma roda patine se necessário, e conseguindo alterar o curso do acelerador e os pontos de passagem de caixa de velocidades automática.

Na fase inicial, é possível optar entre um motor a gasolina e um diesel, que podem ter acopladas transmissões manual ou automática de seis velocidades:

  • 1.2 Turbo de 130 cv, com injeção direta, bloco e cabeça em alumínio. Binário máximo de 230 Nm logo às 1750 rpm. Consumos NEDC: 6,4 l/100 km (urbano), 4,9 l/100 km (extraurbano) e 5,5-5,4 l/100 (ciclo misto). Emissões em ciclo misto de 127 ou 124 g/km de CO2, respetivamente sem e com pneus de baixo atrito;
  • 1.6 Turbo D com 120 cv. Binário máximo de 300 Nm a um regime de apenas 1750 rpm. Consumos NEDC: 5,1-4,7 l/100 km (urbano); 4,2-3,9 l/100 km (extraurbano), 4,6-4,3 l/100 km (ciclo misto); emissões 118-111 g/km CO2.

Está equipado com os mais recentes sistemas de informação e entretenimento IntelliLink, com capacidade para integrar variadas funções de telemóveis e manter conectividade com o exterior.

O sistema OnStar de apoio em viagem e em emergência faz igualmente parte do equipamento de série.

De série ou em opção pode também contar com diversas tecnologias de apoio à condução e elementos de conforto:

  • Aviso de Saída de Faixa
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito
  • Assistência ao Arranque em Subidas
  • Programador de Velocidade Adaptativo com deteção de peões e travagem automática de emergência, capaz de manter velocidade e distância constantes, travando ou acelerando quando necessário
  • Alerta de Cansaço do Condutor
  • Volante com aquecimento
  • Bancos dianteiros e traseiros aquecidos
  • Portão da bagageira com comando elétrico e sensor de pé