A norma contabilistica IFRS16 vai substituir a atual norma IAS17 a partir de 1 de janeiro de 2019 e introduz como principal alteração a necessidade da maioria dos alugueres passarem a constar no balanço das empresas.

Este texto fornece uma explicação mais detalhada sobre os efeitos desta nova obrigação contabilística, nomeadamente sobre o leasing e o renting, publicando-se a seguir a abordagem da ALF Automotive sobre o tema:

“Tendo em conta a alteração da IFRS16, a ALD Automotive formou um grupo de trabalho a nível europeu, agregando a informação necessária para fazer o acompanhamento dos seus clientes no período de mudança e adaptação à norma.

Como sabemos esta alteração terá impacto nas empresas que têm de preparar as suas demonstrações financeiras seguindo normas internacionais, como o caso das empresas cotadas em bolsa.

A nossa comunicação está a ser principalmente direcionada para estas entidades, sempre que possível com reuniões de esclarecimento.

O objetivo é integrar os clientes na abordagem à nova norma e, em simultâneo, compreender as contingências que poderão ocorrer com a mudança.”