A Toyota e a Mazda firmaram uma aliança estratégica de negócios e de partilha de capital, com o objetivo de fortalecer a parceria já existente entre os dois construtores automóveis.

O acordo resulta de dois anos de discussões entre as duas empresas e constitui um marco importante para tornar mais duradoura e sustentável a parceria entre os dois construtores.

Ambas estão de acordo na preservação da independência e da igualdade, firmando uma partilha de capital através da subscrição mútua de ações em valores equivalentes.

Com esta parceria, Toyota e Mazda ficam dotadas de capacidades para enfrentarem um crescimento sustentável, ao alavancar os recursos e tecnologias de ambas as empresas, respeitando a autonomia e a igualdade de cada uma.

Especificamente, as empresas concordaram em:

  • Estabelecer uma joint venture para a produção de veículos nos Estados Unidos
  • Desenvolver em conjunto tecnologias para veículos elétricos
  • Desenvolver em conjunto tecnologia de info-entretenimento e para veículos conectados
  • Colaborar em tecnologias de segurança avançadas
  • Expandir produtos complementares.

A indústria automobilística enfrenta cada vez mais grandes desafios, nomeadamente regulamentos ambientais e de segurança mais rígidos.

O aumento da concorrência, bem como a diversificação de negócios relacionados à mobilidade, gera a necessidade de reforçar as bases comerciais das companhias, de forma a preparem-se para esses novos desafios.

Por isso, os detalhes do acordo incluem:

  1. Uma joint venture para produção de veículos nos EUA, com uma fábrica com capacidade de produção anual estimada de aproximadamente 300 mil unidades. Nesta nova fábrica, a Mazda espera produzir modelos SUV e a Toyota planeia produzir o Corolla para o mercado norte-americano.
  2. O desenvolvimento conjunto de tecnologias para veículos elétricos.
  3. O desenvolvimento conjunto de tecnologia conectada e colaborar em tecnologias de segurança avançadas. Toyota e a Mazda vão desenvolver em conjunto tecnologias para sistemas de infotainment multimédia a bordo, em resposta ao aumento do uso de tecnologias de informação a bordo e crescente procura por tecnologias conectadas.
  4. Aumento da partilha de produtos e soluções. Atualmente, a Mazda fornece um familiar compacto para a Toyota na América do Norte, enquanto a Toyota vai fornecer uma viatura comercial para a Mazda no Japão. As empresas vão explorar as possibilidades de outros produtos complementares a nível mundial.