Volkswagen Arteon: a opção acima do Passat

A Volkswagen já tem o novo Arteon na sua rede de concessionários. Trata-se de um modelo que se posiciona acima do Passat e que vem tomar o lugar do anterior Passat CC.

O Arteon é a oferta da Volkswagen para um segmento que tem ganho alguma importância, o dos coupés desportivos, e onde a concorrência já está presente.

Este modelo está equipado com os motores 2.0 TSI (280 cv) e 2.0 TDI (150 e 240 cv). Em Outubor, chega uma versão com 190 cavalos. Todas as versões vêem com a transmissão DSG de 7 velocidades e tração dianteira ou 4Motion. São três os níveis de equipamento: Basis, Elegance e R-Line, enquanto os preços iniciam-se em 47.815 euros (2.0 TDI de 150 cv).

O Arteon foi desenvolvido com base na nova plataforma modular transversal (MQB). Graças à grande distância entre eixos, consegue-se mais espaço para as pernas nos lugares traseiros e uma grande volumetria do porta bagagens – desde 563 até 1.557 litros. Na configuração de cinco lugares, o porta bagagens oferece uma profundidade de 1.181 mm que, com as costas do banco rebatidas, aumenta para 2.092 mm.

 

Tecnologia

Um dos destaques para este modelo é a tecnologia a bordo. O Arteon é equipado de série com o sistema de Infotainment Composition Media. Com a sua superfície coberta de vidro e o seu ecrã tátil 8 polegadas (Touchscreen), integra a última geração do sistema modular de infotainment (MIB).

Também é proposto de série o pacote de serviços “Security & Service Plus” (durante três anos), que inclui o “Security & Service Basis” (durante dez anos) bem como a chamada de emergência (Emergency call Service). O sistema de Infotainment Composition Media pode ser alargado com a função de navegação Discover Media.

 

Segurança

O Arteon dispõe de uma geração muito mais avançada destes sete conhecidos assistentes de condução: Adaptive Cruise Control (ACC), Active Lighting System, Emergency Assist, proteção dos ocupantes proativa, sistema de mudança da faixa de rodagem “Side Assist” com assistente de manutenção na faixa de rodagem Lane Assist e assistente da saída de parqueamento.

Este é o primeiro modelo da Volkswagen que agora também pode reagir perante parâmetros variáveis ao longo do trajeto, sempre dentro dos limites do sistema.

O Arteon regista os limites de velocidade e a entrada em zonas urbanas através de uma câmara e do sistema acoplado de reconhecimento de sinais de tráfego. O sistema ACC adapta estas alterações de velocidade. Ao mesmo tempo, o Arteon calcula a sua posição através dos dados da rota do sistema de navegação e adapta a velocidade de forma proativa antes de chegar às curvas, rotundas ou cruzamentos.

O ACC integra sempre o sistema de vigilância Front Assist com função da travagem de emergência em cidade. Em combinação com a transmissão DSG de dupla embraiagem, o Arteon volta a arrancar automaticamente com o ACC em congestionamentos de trânsito ou em zonas urbanas.

 

Rendas e preços

O Volkswagen Arteon pode ser adquirido a partir de 47.814 euros (versão 2.0TDI 150cv DSG7 Elegance). A renda proposta pela Volkswagen Financial Services é de 690 euros/mês.