Mobileye: “olho inteligente” evita acidentes

Utilizando um sensor de visão inteligente – que funciona como um olho biónico – o sistema anti-colisão Mobileye identifica uma diversa e extensa variedade de ameaças potenciais na estrada, como veículos, ciclistas, peões e, até mesmo sinais de trânsito, bem como o limite de velocidade e as delimitações de faixa de rodagem.

Com mais de 20 milhões de utilizadores em todo o mundo já está disponível em Portugal através da CardioID Technologies.

Esta tecnologia resulta do mais recente avanço tecnológico para a prevenção de acidentes rodoviários, sendo o único na indústria que verdadeiramente incorpora alertas visuais e sonoros, em tempo real.

O sistema mantém os passageiros mais seguros nas estradas, reduz os riscos de acidentes de tráfego e melhora o comportamento dos condutores, através da monitorização contínua da estrada.

Medindo continuamente a distância e as velocidades relativas do veículo da frente, quando o perigo de colisão é iminente, alertas visuais e sonoros avisam o condutor para fazer as correções necessárias, em tempo suficiente para evitar potenciais colisões ou atenuar a sua gravidade.

“A camera Mobileye foi inspirada pela visão humana, particularmente nos campos de percepção de profundidade, como a perspectiva, sombreados, texturas e sinais de movimento”, refere Roberto De Souza, Diretor de Marketing da CardioID.

“O sistema é instalado em qualquer veículo em apenas duas horas, e imediatamente o condutor passa a dispôr de um valioso auxiliar para a condução”, acrescenta.

Classificada entre as dez principais “Smartest Company” em 2016, pelo MIT Technology Review, a solução de condução assistida da Mobileye promete trazer diversas mais valias para as empresas, e respectivas frotas, como a redução na sinistralidade, nas despesas com combustivel e, especialmente, incrementando a segurança dos condutores.

A CardioID é uma tecnológica que se dedica à investigação e desenvolvimento de bio-sensores. Criada em 2014, atua especialmente na integração destes sensores em sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS).

Dispõe de uma tecnologia patenteada de identificação biométrica, podendo ainda monitorizar, de modo contínuo, os respectivos estados de fadiga e de sonolência durante a condução automóvel.

É representante oficial da Mobileye, e outras tecnologias relacionadas com os veículos e a gestão de frotas.