O Volkswagen Financial Services lançou uma iniciativa designada de “Startup Battlefield”, que visa promover o surgimento de ideias e negócios inovadores na área da mobilidade sustentável e dos serviços financeiros.

O concurso enquadra-se na estratégia de transformação digital e pretende ajudar startups e empreendedores a desenvolverem ideias para responder às necessidades de mobilidade dos cidadãos, para transformar as atividades de gestão de frotas ou optimizar a distribuição de bens nas cidades.

A iniciativa realiza-se em Portugal, a 12 de Outubro, na cidade de Lisboa, no Estúdio Time Out, e vai dar a oportunidade a 15 projetos selecionados de se apresentarem a concurso.

Para participarem, as startups e empreendedores devem fazer o seu registo em www.vwfs-battlefield.com, explicando a sua ideia, projeto ou negócio e as respetivas mais-valias.

A organização efetuará uma seleção dos melhores projetos, os quais terão a oportunidade de se apresentar a concurso e convencer o júri, que será composto pelo Volkswagen Financial Services e por empreendedores e responsáveis institucionais ligados ao ecossistema da inovação e das startups.

A ideia vencedora receberá um prémio monetário de 2.500 euros, três meses gratuitos de incubação no espaço do Volkswagen Financial Services na Second Home Hub em Lisboa e um espaço de exibição no Web Summit, que se realiza em Novembro.

O segundo classificado receberá um prémio de 1.500 euros e um espaço de exibição na Web Summit.

O terceiro classificado receberá 1.000 euros e vai também ter um espaço de exibição no Web Summit.

As startups deverão apresentar ideias/soluções disruptivas na área da mobilidade entre os seguintes temas: gestão de frotas para clientes, optimização na distribuição de bens e responder às necessidades de mobilidade dos cidadãos.

Luís Schunk, Country Manager do Volkswagen Financial Services em Portugal, afirma: “O Volkswagen Financial Services está empenhado em moldar o futuro como um prestador de serviços de mobilidade para seus clientes com soluções inovadoras e fascinantes.

Nesse sentido, no âmbito da nossa política de transformação digital e de inovação aberta, queremos promover o surgimento de ideias e negócios que possam contribuir para facilitar o dia-a-dia de particulares e empresas, sendo o Volkswagen Financial Services “Startup Battlefield” um dos projetos que temos em curso para criar valor para a sector e para a comunidade”.

No âmbito do “Startup Battlefield”, o Volkswagen Financial Services pretende identificar startups e empreendedores que permitam que os clientes empresariais otimizem a composição e a utilização das suas frotas e/ou facilitem a transição do carro atribuído individualmente a funcionários para serviços de mobilidade dos colaboradores.

A iniciativa procura também projetos que tenham como objetivo ajudar a otimizar a distribuição / logística de bens nas cidades, gerando uma maior conveniência aos clientes que recebem bens (funcionado os veículos como pontos de entrega), proporcionando uma redução dos custos para os players logísticos e de retalho, e ajudando os municípios nos seus esforços para reduzir os congestionamentos de trânsito.

Adicionalmente, são procuradas soluções que permitam ao Volkswagen Financial Services responder à crescente procura dos clientes por soluções de mobilidade altamente flexíveis com um custo total de mobilidade (TCM) reduzido.

Apostando na inovação, o Volkswagen Financial Services já tem em marcha um processo abrangente de transformação digital em resposta à crescente tendência dos clientes para realizar suas pesquisas e interações através de canais móveis/online.

Além disso, o Volkswagen Financial Services em Portugal está a começar a analisar novos formatos de mobilidade, respondendo à tendência crescente de seus clientes de se afastarem do simples “financiamento de compra de veículo” para privilegiarem “Contratos de utilização de veículos” e, no futuro próximo, a “Contratação de soluções flexíveis de mobilidade”.