Pneu inteligente da Goodyear para carros autónomos

O pneu inteligente, com sensor incorporado, integra-se com a frota de veículos conectados para fornecer informações à base de dados

A Goodyear estabeleceu um acordo tecnológico com a Tesloop, um serviço de mobilidade entre cidades que utiliza exclusivamente veículos elétricos Tesla.

Fruto dessa parceria, a Goodyear passou a incorporar sensores wireless nos pneus para melhorar a respetiva gestão global e maximizar o tempo de atividade da frota em crescimento.

Os sensores wireless medem e registam em permanência a temperatura e a pressão dos pneus, o que, combinado com outros dados do veículo e ligado à informação armazenada na cloud da Goodyear, melhora as operações gerais da frota e prevê o momento em que os pneus necessitam de manutenção ou devem ser substituídos.

Como parte do programa com a Tesloop, a Goodyear está também a ampliar as suas soluções de mobilidade para veículos de passageiros, disponibilizando manutenção e reparando os pneus enquanto os veículos da Tesloop estão nas estações de carregamento, durante o tempo de inatividade planificado.

“Quando se operam automóveis durante praticamente 365 dias por ano, 7 dias por semana, 24 horas por dia, minimizar os incidentes com os pneus é fundamental para a experiência do cliente e para o modelo de negócio”, salientou Rahul Sonnad, CEO da Tesloop.

“Poder contar com diagnósticos baseados em dados é a chave para melhorar a eficiência de um negócio como o da Tesloop, e para permitir que os nossos veículos se convertam nos mais seguros da estrada”.

A Tesloop opera uma frota de modelos da Tesla que percorre uma média de até 27 000 quilómetros por veículo por mês.

O seu veículo com maior quilometragem, um Tesla Model S em operação desde 2015, superou recentemente os 482 000 quilómetros de serviço.

A Goodyear tem vindo a trabalhar com a Tesloop desde janeiro de 2017, para estudar os efeitos das tecnologias autónomas sobre os pneus.

A iniciativa da Goodyear com a Tesloop deriva do bem sucedido lançamento do Goodyear Proactive Solutions para frotas de camiões, que aproveita a telemática avançada e a tecnologia de análise preditiva para permitir aos gestores de frota otimizar a eficiência de combustível, e identificar e resolver com precisão qualquer problema relacionado com os pneus antes de este ocorra.

Além das suas ofertas para gestão de frotas, a Goodyear também está a trabalhar com os fabricantes de automóveis para disponibilizar informação relativa aos pneus aos sistemas de controlo dos veículos, por forma melhorar a segurança e a performance.