SEUR testa camiões a gás natural na rota Porto-Madrid

A SEUR, mantendo o seu compromisso de recorrer ao uso de veículos alternativos como um dos principais impulsionadores do Gás Natural Veicular (GNV) em Espanha, incorporou na sua frota dois camiões movidos a gás natural.

O objetivo desta iniciativa é avaliar a viabilidade deste tipo de combustível no transporte rodoviário, tendo sido escolhida a rota internacional Portugal-Espanha.

Um dos veículos selecionados foi o modelo Iveco Stralis NP 400CV, que conta com o apoio da Dourogas como parceiro estratégico.

O outro veículo é um camião transformado em Dual Fuel e Gás Natural de forma a conseguir utilizar gás natural comprimido como combustível.

O camião da marca Iveco, o primeiro veículo para transporte rodoviário desenvolvido para utilizar como combustível gás natural, está equipado com um motor de 400 cavalos e tem a mesma carga útil que um camião diesel equivalente e uma autonomia até 1.500 km.

A utilização de Gás Natural Liquefeito (GNL) contribui para melhorar a qualidade do ar, uma vez que gera menos 30% de emissões de CO2 que os combustíveis tradicionais, eliminando as emissões de óxido de enxofre e reduzindo substancialmente o óxido de nitrogénio.

(Visited 51 times, 1 visits today)