Carsharing Hyundai IONIQ em Amesterdão

A Hyundai arrancou com o seu primeiro serviço de partilha de veículos totalmente elétricos na cidade de Amesterdão com 100 IONIQ Electric.

Tendo por base o conceito de frota gratuita, os clientes do “IONIQ car sharing” poderão levantar e devolver o seu veículo em qualquer zona de Amesterdão e arredores.

O ambiente holandês sem montanhas, clima ameno, pequenas distâncias e baixas velocidades, oferece as perfeitas condições de condução para o uso de motorizações alternativas.

Nesse sentido, o Hyundai IONIQ Electric oferece uma autonomia de 280 km com um único carregamento representando a maior autonomia atualmente oferecida pelos fornecedores de partilha de veículos no mercado europeu.

Graças ao princípio de livre circulação, os clientes têm a possibilidade de viajar por toda a Holanda, tendo como única condição entregar o veículo só em Amesterdão.

O IONIQ Electric encontra-se equipado com uma bateria de polímero de iões de lítio de 28-kWh que será carregada durante a noite depois do veículo ser devolvido.

Quando a bateria está baixa, os clientes podem ligar o veículo numa das 2200 estações públicas de carregamento.

Além de livre de emissões, o IONIQ tem lotação para cinco passageiros e uma mala espaçosa.

Características do serviço

Para melhorar a experiência geral dos clientes, a Hyundai oferece serviços totalmente digitais.

O registo para o serviço de partilha de veículos demora apenas alguns minutos e poderá ser realizado através do endereço IONIQcarsharing.nl ou em frente ao próprio veículo através da aplicação móvel disponível através da Apple ou loja GooglePlay.

Os dados pessoais, informações de pagamento e cartas de condução digitalizadas podem ser enviadas através dos meios digitais comuns.

O carregador móvel, instalado na mala de um IONIQ Electric, tem uma potência máxima de 22kW.

“Estamos muito orgulhosos por termos iniciado o nosso primeiro serviço de partilha de veículos na Europa e por podermos ajudar o governo da cidade de Amesterdão a atingir os seus objetivos em matéria climática”, refere Thomas A. Schmid, COO na Hyundai Motor Europe, durante a cerimónia de inauguração.

“Com o lançamento previsto de 15 veículos ecológicos até 2020 a Hyundai está a demonstrar o seu papel pioneiro na mobilidade ecológica. Ao oferecer a maior variedade de motorizações – elétrica, hibrida e fuel cell – a nossa marca está comprometida com o futuro da mobilidade e em ir ao encontro do estilo de vida dos nossos clientes.”

Com o IONIQ, a Hyundai é o primeiro fabricante automóvel a oferecer um modelo com motorização elétrica, hibrida e plug-in. Desde que entrou no mercado, há um ano, já foram vendidas mais de 15 mil unidades da gama IONIQ.