Mais de 5 milhões de veículos vendidos daqui a 6 anos, 8 modelos elétricos, 12 modelos eletrificados e 15 veículos Renault autónomos
O plano estratégico “Drive The Future” do Grupo Renault para os próximos seis anos prevê atingir, no final do mesmo, um volume de negócios anual superior a 70 mil milhões de euros, uma margem operacional do Grupo superior a 7% (com um nível mínimo fixado em 5%) e um fluxo de tesouraria positivo em todos os anos.
Antecipa também um crescimento das vendas superior a 40%, alcançando as 5 milhões de unidades (em 2016 foram de 3,47 milhões), graças a um aumento da gama de produtos, incluindo comerciais ligeiros e novos modelos elétricos zero emissões e potenciado pelas economias de escala mundiais obtidas pela Renault-Nissan-Mitsubishi, a maior aliança mundial do setor automóvel.
O plano é sustentado num crescimento mundial rentável assente em:
- 21 novos veículos, dos quais 3 adicionais
- Reforço da presença na Rússia, graças à implantação da Renault e aos investimentos na AVTOVAZ (Lada)
- Aceleração das atividades na China, com novas joint-ventures estratégicas para os Veículos Elétricos e Comerciais Ligeiros
- Desenvolvimento das atividades no Brasil, Índia e Irão
Para suportar o crescimento antecipa efeitos de escala e tecnologias da Aliança, nomeadamente:
- 4,2 mil milhões de euros de economias Monozukuri durante toda a duração do plano
- Plataformas comuns – 80 % dos veículos do Grupo Renault
- Investimentos I&D – 18 mil milhões de euros em seis anos, com um efeito multiplicador graças à Aliança
- Veículos conectados – 100% de veículos conectados nos principais mercados
- Veículos autónomos – 15 modelos autónomos
- Novos serviços de mobilidade – Mobilidade por medida «Ride-hailing», serviços de robôs-táxis disponível no final do plano
E ainda os seguintes ativos chave do Grupo Renault:
- Mundialização da gama de Comerciais Ligeiros (VU);
- Alargamento da gama Global Access cujo sucesso é inegável
- Liderança nos V.E. – 8 modelos elétricos, 12 modelos eletrificados
- RCI Bank and Services – desenvolvimento da fidelidade dos clientes e extensão dos serviços conectados e de mobilidade.
O Grupo Renault está presente em 127 países e vendeu, em 2016, cerca de 3,5 milhões de automóveis.
Atualmente reúne mais de 120 mil colaboradores e dispõe de 36 unidades industriais e de 12.700 pontos de venda em todo o mundo.
O Grupo apoia-se na complementaridade das suas cinco marcas (Renault, Dacia, Renault Samsung Motors, Alpine e LADA) e na aliança com a Nissan e a Mitsubishi.