Se as empresas estão a garantir o sucesso do mercado automóvel em 2017, o interesse das PME pelo renting é cada vez maior.

No final dos primeiros nove meses de 2017, as tabelas elaboradas pela ACAP mostraram que as vendas de ligeiros (passageiros e comerciais) ficaram já muito perto das 200 mil, cerca de 15 mil unidades acima do que em idêntica contabilidade em relação a 2016.

Apesar do crescimento de 5,1% da venda de ligeiros ser mais moderado do que o verificado há um ano, este ritmo faz pressupor que, até ao final do ano, se possam ultrapassar as 270 mil unidades.

Não descurando o papel dos clientes particulares para a dimensão atual do mercado automóvel em Portugal, confirmado pelo aumento dos montantes de crédito e do número de contratos, às empresas continua a caber grande da responsabilidade pelo crescimento do registo de carros novos em Portugal.

Que empresas compram?

Desde logo, o sector do rent-a-car, bastante impulsionado pelo aumento do Turismo em Portugal.

Com as suas especificidades no que concerne à aquisição de veículos, o rent-a-car mantém-se responsável por cerca de 20% a 25% do mercado de ligeiros.

Além de umas poucas multinacionais novas que entraram em Portugal e das grandes contas que se mantiveram, as compras por parte do restante tecido empresarial português estão bastante fragmentadas, como explica o diretor do departamento de vendas profissionais de uma das principais marcas automóveis em Portugal.

Depois de anos difíceis a reduzir frota (2012, 2013…), há muitas empresas a renovarem este ano e a negociarem o próximo, mas são poucas a acrescentar viaturas.

Numa atitude conservadora ou mais prudente, algumas organizações estão a optar por contratar serviços externos, em regime de outsourcing, para suprir os acréscimos de trabalho.

Esta contingência e ainda o resultado da aposta que as gestoras têm vindo a fazer junto das pequenas empresas e dos empresários em nome individual, tem contribuído para manter o peso do mercado corporate.

Está mesmo a caber às PME as maiores taxas de crescimento na aquisição de veículos, sendo que a sua adesão ao renting está a crescer também.

Motivo pelo qual a Conferência Gestão de Frotas da Fleet Magazine, que se realiza dia 27 de Outubro no Centro de Congressos do Estoril, dedica uma parte importante da Exposição a este tipo de público.

“As PME têm vindo a mostrar um interesse cada vez maior pelo renting e são, indiscutivelmente, a área com maior potencial de crescimento a curto/médio prazo. Neste momento, representam aproximadamente um quinto da nossa carteira total de clientes, peso esse que tem vindo a aumentar de ano para ano”, confirma Pedro Pessoa, diretor comercial da Leaseplan.

“Ao nível das PME/ENI, o número de novos contratos continua a acelerar. Aliás, verificámos um crescimento de carteiras de 63% nos primeiros seis meses do ano”, reforça Nelson Lopes, o novo Head of Fleet da VWFS,

O número dos carros de praça tem também crescido, sendo que nas maiores zonas urbanas e turísticas, os novos meios de transporte assentes em plataformas digitais e ainda as empresas com serviços de deslocação aeroporto/hotéis/eventos são um mercado em ascensão na área do renting.

10 Gamas de ligeiros mais vendidas

Passageiros

Comerciais

Renault CLIO Citroën BERLINGO VAN
Peugeot 208 Peugeot PARTNER
Renault MEGANE Renault KANGOO EXPRESS
Volkswagen POLO Ford TRANSIT
Renault CAPTUR Renault MASTER
Nissan QASHQAI Fiat DOBLÒ CARGO
Citroën C3 Fiat DUCATO
Opel CORSA Iveco DAILY
Volkswagen GOLF Opel CORSA VAN
Seat IBIZA Renault CLIO SOCIÉTÉ