Renault cria filial especializada em energia e mobilidade elétrica

A filial Renault Energy Services tem como objetivo trabalhar no setor da energia e das redes inteligentes (smart grids), que são elementos chave da mobilidade elétrica.

Esta filial ir-se-à concentrar, principalmente, no desenvolvimento de projetos de recarga inteligente (smartcharging), nas interações veículo-rede elétrica (vehicle to grid) e nos projetos para a segunda vida das baterias.

O grupo Renault, líder do mercado europeu de veículos elétricos, através da sua nova filial, quer contribuir de forma importante para o desenvolvimento das redes elétricas inteligentes.

Uma rede elétrica inteligente (smart grid) é uma rede de distribuição de eletricidade, na qual a circulação da informação permite ajustar, em tempo real, o fluxo de eletricidade, permitindo assim uma gestão mais eficaz da rede.

Além de que, mesmo depois da sua “vida no automóvel”, a bateria de um veículo elétrico conserva uma importante capacidade de armazenagem de energia.

Ao reutilizar das baterias, a Renault pretende responder a uma vasta panóplia de necessidades de armazenagem de energia: de habitações individuais ou edifícios de habitação, a edifícios de escritórios ou outra utilização profissional, ou para ponto de carregamento de veículos elétricos.

Para que servem as smart grids?

As smart grids permitem o desenvolvimento do carregamento inteligente (smartcharging), as interações veículo-rede elétrica (vehicle to grid) e os projetos para a segunda vida das baterias,

O carregamento inteligente modula o carregamento do veículo em função das necessidades do utilizador e da oferta de eletricidade disponível na rede.

Assim, o carregamento é feito no máximo da capacidade, se a oferta de eletricidade superar as necessidades, nomeadamente nos picos de produção de energias renováveis ou nos horários em que a tarifa de eletricidade é mais barata.

Nos sistemas vehicle-to-grid, os veículos são capazes de injetar eletricidade na rede, nas horas de picos de consumo.

Além da capacidade em fazerem carregamentos inteligentes, os veículos elétricos podem ser, também, unidade de armazenagem temporária de energia.

Mesmo depois da sua “vida no automóvel”, a bateria de um veículo elétrico conserva uma importante capacidade de armazenagem de energia.

Com a reutilização das baterias, a Renault pretende responder a uma vasta panóplia de necessidades de armazenagem de energia: de habitações individuais ou edifícios de habitação, a edifícios de escritórios ou outra utilização profissional, ou para ponto de carregamento de veículos elétricos.

(Visited 41 times, 1 visits today)