Efacec desenvolve solução móvel para carregar veículos elétricos

 

A Efacec desenvolveu e produziu os primeiros carregadores móveis do mundo direcionados para veículos elétricos.

Permite a carga de três veículos em simultâneo em apenas uma estação de carga móvel.

Esta foi a primeira estação de carga móvel ultrarrápida do mundo e foi fornecida a um fabricante automóvel alemão no segundo semestre de 2017.

Trata-se de uma solução pioneira no mercado que incluiu três unidades do carregador ultrarrápido HV350 – 6 armários de potência de 175 kW e 3 unidades de interface com o utilizador e o veículo – que permite a carga de três veículos em simultâneo em apenas uma estação de carga móvel.

Todo o equipamento necessário, bem como equipamentos auxiliares e de proteção estão incorporados num contentor de 20 pés que pode ser transportado num reboque para os locais de utilização.

O sistema pode ser alimentado pela rede elétrica local ou, se esta não tiver potencia disponível, por um gerador, também ele transportado no reboque.

O sistema inclui ainda gestão de potência dos carregadores de modo a não exceder em carga simultânea a potência máxima da fonte, seja ela a rede ou o gerador.

Esta solução permite a carga de veículos em diferentes localizações onde não seja oportuno a instalação definitiva de infraestrutura de carga: pistas de teste, testes de estrada, testes em locais com condições remotas – muito frios ou quentes, com pó, em de altitude elevada entre outros.

A Efacec, através da Efacec Electric Mobility (EEM), está já a trabalhar em diversos projetos que incorporam estas soluções de carga de elevada potência, nomeadamente com marcas de renome mundial no setor automóvel e com Operadores de Redes de Carregamento, em projetos na Europa e EUA.

Estes desenvolvimentos tecnológicos da empresa nas infraestruturas de carregamento para veículos elétricos disponíveis reforçam a liderança internacional da Efacec neste setor.

A gama HV destina-se a fornecer tensão de saída até 920 V nominais, podendo atingir 1000 V máximos.

O HV175 e o HV160 são ambas soluções de 160 kW, diferenciando-se na capacidade de corrente máxima de saída, em função da tensão.

O HV350 é composto pela associação de 2 unidades HV175 e fornece até 320 kW nominais e 350 kW máximos. Esta gama de Alta Tensão complementa as gamas Efacec já existentes, cobrindo soluções para carregamento privado, público, rápido, ultrarrápido e wireless.

A EEM é uma empresa do grupo Efacec Power Solutions.

Tem como missão desenvolver soluções de energia seguras e limpas para o mercado da mobilidade elétrica.

A empresa produz uma gama completa de carregadores para veículos elétricos para os segmentos privado, público, rápido, ultrarrápido e wireless e é atualmente um dos líderes mundiais em carregamentos rápidos com produtos em mais de 40 países, cooperando com os principais stakeholders mundiais do setor.

(Visited 172 times, 1 visits today)