Finalmente a Nissan tem um citadino para oferecer as empresas.

Mas enfrenta um concorrente de peso, por sinal, precisamente aquele que serviu como ponto de partida para esta nova geração

A verdade é que à quinta geração o Micra voltou a revolucionar-se e qualquer semelhança com o anterior é quase mera coincidência.

Bem construído e bem acabado, conta com uma excelente posição de condução, que peca apenas pela pouca visibilidade lateral, por causa dos pilares frontais.

Uns bancos dianteiros firmes e com bom apoio contrastam com uma situação traseira menos favorável.

É que a configuração descaída da carroçaria condiciona-lhe a altura atrás e, apesar do novo Nissan Micra ser 17 cm mais comprido e ter uma distância entre eixos maior, atrás, o espaço para as pernas também não é vasto.

A configuração esguia das portas, com puxadores disfarçados, também não facilita o acesso a estes lugares.

Utilizando a mesma base do Clio e fabricado lado a lado com o carro que está consecutivamente entre os três modelos mais vendidos na Europa, o Micra serve-se igualmente de toda a gama de motores do citadino francês.

Incluindo o bloco diesel 1.5 da Renault, cujo desempenho e eficiência estão mais do que reconhecidas.

Extraordinariamente ágil e muito divertido de conduzir, estabelecendo um bom compromisso entre o comportamento e o conforto, este novo Micra, apesar de ser leve, consegue também manter uma tal estabilidade em velocidades elevadas, o que o faz parecer ser maior do que realmente é.

Nesta matéria é ajudado pelas muitas ajudas eletrónicas, algumas das quais já vêm de série nos níveis mais baixos de equipamento, como o sistema de auxílio à travagem de emergência, um equipamento particularmente útil no trânsito urbano.

Da tecnologia à segurança

Com uma atitude mais madura e mais desportiva, o Micra pretende despertar um tipo de entusiasmo que andava arredado da anterior geração.

O interior rejuvenescido, moderno em termos de estilo, assenta em soluções clássicas de funcionalidade e inclui as mais atuais soluções de conectividade.

Pode contar com um ecrã táctil de 7 polegadas, de funcionamento bastante intuitivo e capaz de proporcionar boa legibilidade em várias situações de luz.

Traz ainda consigo tecnologia que visa melhorar o conforto, usando motor, travões e suspensão para moderar o movimento de oscilação da carroçaria.

E também um sistema de controlo da trajetória que é automaticamente acionado em curva, ajustando os travões do lado interior do veículo e as rodas do lado exterior.

Preço:

20 930 Euros*

Rendas:

400,31 €/mês (36m)*
392,51 €/mês (48m)*

Consumos e emissões:

3,2 ~ 3,5 l / 100Km
85 ~ 92 gCO2/km*

Características motor:

4 / 1.461 cc
90 / 4.000 cv/rpm
220 / 1.750 Nm/rpm

Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms