A Mobiletric, empresa portuguesa fornecedora de serviços na área da mobilidade, inaugurou em Braga o seu 8º posto de carregamento rápido (PCR) para veículos elétricos.

O posto está instalado no parque de estacionamento de pesados, junto ao antigo quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga.

A entrada em operação desta infraestrutura é o culminar de um processo, iniciado em dezembro de 2016, de instalação de oito PCR distribuídos por vários concelhos a nível nacional – Lisboa, Porto, Braga, Cascais, Loures, Matosinhos e Vila Nova de Gaia -, de que a Mobiletric foi incumbida no âmbito do concurso lançado pela Mobi.e para a construção de uma rede nacional para a mobilidade elétrica.

Num futuro próximo, a Mobiletric tem como objetivo expandir operações para outras áreas metropolitanas de referência na Europa Ocidental, criando uma rede europeia de carregamentos rápidos.

De acordo com a MOBI.E, empresa pública que assegura a gestão da rede de mobilidade elétrica, desde 2010 foram efetuados mais de 415 mil carregamentos, tendo a circulação de veículos elétricos em Portugal representado uma poupança de 2 .142. 935Kg de CO2.

As vendas de carros elétricos em Portugal continuam a aumentar, segundo os dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

Nos primeiros sete meses do ano houve 2.062 novos registos, um aumento de 106% referente a igual período de 2016, conseguindo uma quota de mercado de 1.5%