PSA quer indemnização da GM pela compra da Opel

A Reuters adiantou que o grupo PSA tem intenção de pedir uma indemnização à General Motors pela compra das marcas Opel e Vauxhall.

Os motivos revelados na notícia prendem-se com a discrepância dos valores de emissões dos modelos destas duas marcas, entre os anunciados pela GM e os aferidos pelo construtor francês.

Isto pode expor os carros da Opel e da Vauxhall a elevadas multas pelo não cumprimentos das metas de emissões definidas pela União Europeia e vai obrigar o grupo PSA a acelerar o nível de investimento nas duas marcas.

O valor pedido de indemnização pode ascender a cerca de 50% dos 1,3 bilhões de euros pagos pela aquisição.

Isto justifica o plano PACE! apresentado por Carlos Tavares, que acelera a transição de tecnologia do grupo francês para os modelos da Opel/Vauxhall e a introdução de tecnologia híbrida em futuras gamas.

Na sequência destes rumores as ações do grupo PSA tiveram uma quebra acentuada.

A Opel foi uma das marcas que, após o escândalo das emissões, passou a divulgar os resultados de consumos e emissões atingidos no novo ciclo de testes WLTP.

O grupo PSA foi outro construtor automóvel a efetuar e divulgar o mesmo tipo de resultados, auditados por entidade independente.

 

(Visited 138 times, 1 visits today)