XRP Gestão de Frota: Prontos para a mobilidade partilhada

Os produtos XRP para gestão de frotas da Escrita Digital são utilizados por empresas e entidades municipais devido à simplicidade de funcionamento, múltiplas funcionalidade e fácil integração nos ambientes digitais das organizações, além da acessibilidade dos dispositivos móveis à quase totalidade das aplicações.

Em entrevista, Tomé Gil, diretor-geral da Escrita Digital, destaca também a gestão de processos de carácter contabilísticos, além do software XRP poder trabalhar em várias línguas e em mais do que uma moeda, facilitando de sobremaneira o trabalho dos clientes com frota internacional.

Descreva o sistema “XRP Gestão de Frota”, as suas vantagens e o modo como tem evoluído para acompanhar as novas necessidades das empresas

O software XRP é composto por 3 módulos: XRP |Gestão de Frota vocacionado para a gestão administrativa, custos e manutenção de viaturas e máquinas, o XRP |Pool destinado a implantar a utilização partilhada de viaturas e o XRP |Gestão de Oficina vocacionado para os clientes que dispõe de oficina própria.

O software teve a sua primeira versão em 2005. Essa versão apenas permitia na parte de gestão de frota, a organização da frota numa base de dados adequada e a gestão da manutenção. Lançámos também em simultâneo o XRP |Pool para utilização partilhada.

Desde essa versão, as aplicações não têm parado de evoluir. Como principais marcos destacamos no XRP |Gestão de Frota, a introdução da contabilização automática e respetiva integração com os ERP´s, o funcionamento em multidivisa e mais recentemente a gestão da manutenção à peça/serviço, por exemplo, pneus.

No XRP |Pool destacamos a introdução da gestão de motoristas, a gestão de equipamentos em pool e, já em 2016, a introdução da partilha de viagens.

Em 2011 lançámos o módulo de gestão de oficinas vocacionado para a gestão de oficinas que trabalham maioritariamente para a frota própria.

Finalmente, este ano lançámos a app XRP |Mobile, que trouxe para os telemóveis muitas das funcionalidades das aplicações.

O software integra-se facilmente em qualquer ambiente informático? Incluindo plataformas móveis?

O software é totalmente acedido através de browser e pode ser acedido através da internet ou instalado nos clientes.

Estão também disponíveis apps para Android e iOS, que permitem funcionalidades que requerem mobilidade, no telemóvel. Por exemplo, registo de kms, efetuar o levantamento e a devolução de viaturas em pool…

“As aplicações já estão preparadas para o novo regulamento geral sobre proteção de dados que entrará em vigor em Maio de 2018”

Há necessidade de instalar equipamento de telemetria? Ou de que modo é feita a recolha de dados?

O software não necessita de equipamento de telemetria, mas liga-se a equipamentos de telemetria potenciando assim algumas funcionalidades. Por exemplo, o levantamento e devolução de viaturas de forma automática, recolha de quilómetros ou alertas de área.

Além da telemetria, o software hoje integra com outros dispositivos associados às viaturas – por exemplo, identificadores via verde para registo de passagens num local -, sendo assim uma plataforma aberta.

Em alguma circunstância há a possibilidade de colidir com o regulamento atual e futuro relativo à proteção de dados?

As aplicações já estão preparadas para o novo regulamento geral sobre proteção de dados que entrará em vigor em Maio de 2018, dispondo de todas as funcionalidades de proteção dos dados pessoais, perfis de acesso adequados, cumprindo assim todos os requisitos da nova legislação.

Sendo um sistema modular, quais os módulos que reúnem mais interesse por parte dos vossos clientes?

No XRP |Gestão de Frota destacamos as funcionalidades de contabilização automática que permitem importar e validar a faturação de fornecedores e efetuar a contabilização de forma simples e com elevada produtividade.

Atualmente temos integrações em produção com SAP, MS Dynamics NAV e Primavera Software.

As funcionalidades ligadas ao controlo da manutenção a nível da peça/serviço que permitem a gestão de veículos próprios, pesados e com manutenção complexa são também um fator que nos destaca no mercado.

Com o XRP |pool julgo que inovamos e preparamos o futuro, pois num momento em que começamos a sentir as alterações climáticas, a partilha de veículos é uma forma de todos nós darmos o nosso contributo para um planeta sustentável e nós apresentamos um sistema completo e testado, vocacionado para grupos fechados.

Quer destacar alguns clientes?

Alguns dispõem das maiores frotas nacionais, como o Grupo Portugal Telecom, a Coca-Cola European Partners, Ericsson Portugal, Renault Portugal, Grupo Brisa, Grupo Secil, Grupo Fersil, Grupo REN, Grupo NOS, Randstad Portugal.

Gostava também de destacar os clientes que introduziram uma prática de utilização partilhada de viaturas, mesmo com um número de viaturas reduzido, nomeadamente a Câmara Municipal de Amarante e a Câmara Municipal de Oeiras.

Desta lista, uma palavra especial para os 3 primeiros nomes, pois são clientes que estão connosco desde a primeira versão das aplicações e com quem muito aprendemos.

Incluindo com frotas internacionais?

Sim, o software é multi-divisa e multi-idioma, qualquer utilizador pode escolher utilizá-lo em Português, Inglês, Castelhano ou Francês.

Temos atualmente clientes que, a partir de uma única instalação, gerem frotas em 3 países distintos.

E como perspetivam a evolução futura da vossa oferta?

Ainda este ano iremos lançar uma nova versão do software XRP |Gestão de Frotas vocacionada para a gestão de frotas de pesados e máquinas (ex: empilhadores; lavadoras).

Nos pesados encontramos veículos em que a manutenção é feita com maior detalhe (à peça/serviço), a integração com serviços de telemetria é mais frequente e muitas das frotas de pesados e máquinas são assistidas em oficinas próprias.

Com esta versão julgamos ter a aplicação adequada a este tipo de frotas.

Para o próximo ano, a nossa aposta é reforçar a nossa oferta em termos de mobilidade partilhada, permitindo a integração do XRP |Pool com as plataformas de mobilidade partilhada que vão surgindo no mercado.

CAIXA DE CONTACTOS

Escrita Digital

Rui Lopes

213811710

Rui.lopes@escritadigital.pt

xrpfrota.info@escritadigital.pt

www.escritadigital.pt

(Visited 39 times, 1 visits today)