A Shareacar foi fundada por Zé Francisco Leitão de Sousa que identificou uma oportunidade de revolucionar o mercado da mobilidade.

Com apenas 5 meses no mercado, a plataforma já tem mais de 100 carros disponíveis em Lisboa, mais de 500 condutores registados e já fez mais de 200 alugueres.

A Shareacar é uma startup portuguesa que começou a operar em março de 2017 com o objetivo de rentabilizar os automóveis particulares quando os proprietários não estão a utilizá-los.

O funcionamento é muito simples: seja para um passeio fora da cidade, uma visita a um familiar que vive mais longe, um fim de semana à praia, ou ao campo, basta aceder ao site, criar uma conta gratuita e reservar um carro à escolha.

A Shareacar disponibiliza todos os tipos de viaturas, tal como carros citadinos, familiares e elétricos, para alugar num período mínimo de 1 dia.

Para disponibilizar o carro na plataforma, basta criar uma conta e apresentar o seguro, Inspeção Periódica Obrigatória e Imposto de Circulação em dia.

Os carros não podem ter mais de 10 anos e um valor Euro Tax superior a 50 mil euros.

O proprietário decide o preço a que quer disponibilizar o seu carro e no final da viagem recebe 70% do valor do aluguer.

Para salvaguardar os utilizadores de todos os riscos, a Sharecar oferece ainda um seguro, garantido pela Allianz e sem custos para o proprietário, que inclui cobertura de responsabilidade civil.