O e-Palette poderá ser o futuro carro de frota da Toyota

A Toyota apresentou no salão de tecnologia de Las Vegas 2018 – Consumer Electronics Show (CES) aquele que poderá ser o carro de empresa do futuro: o “e-Palette”.

O “e-Palette” será totalmente autónomo, 100% elétrico e com uma interface de controlo aberto, para permitir que as empresas parceiras utilizadoras deste veículo instalem o seu próprio sistema de condução autónomo.

Na prática isto destina-se a permitir que empresas de distribuição, por exemplo, possam agregar o seu próprio software para tarefas de entrega ou recolha.

Amazon, DiDi e Pizza Hut estão assim entre os parceiros desta iniciativa.

Os serviços conetados incluidos expandem o potencial da sua utilização a serviços de mobilidade, daí a parceria estabelecida também com a Uber.

“A indústria automóvel está claramente numa altura de mudança onde as tecnologias de eletrificação, conectividade e a condução autónoma, têm apresentado bastantes evoluções. A Toyota continua empenhada em produzir veículos cada vez melhores. Ao mesmo tempo estamos a desenvolver soluções de mobilidade que ajudem as pessoas a aproveitar melhor o seu dia-a-dia e assim procuramos contribuir para criam uma sociedade melhor nos próximos 100 anos e seguintes. Este anúncio é um grande passo na evolução da Toyota para a mobilidade sustentável, demonstrando assim a nossa evolução para lá dos nossos veículos tradicionais, para criar novos serviços para os nossos clientes”, referiu Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, durante a sua apresentação em Las Vegas.

Parceiros de desenvolvimento do e-palette

A nova e-Palette Alliance será a base da Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota (MSPF), que desenvolverá um conjunto de soluções de mobilidade conectadas e uma proposta de construção de um veículo flexível.

A nova aliança criará um ecossistema de hardware e software desenhado para ajudar as empresas a utilizarem tecnologia de mobilidade para melhor satisfazer as necessidades e vontades dos seus clientes.

Os parceiros no lançamento em Las Vegas são a Amazon, a DiDi, a Mazda, a Pizza Hut e a Uber que irão colaborar com o planeamento de veículos, aplicação de conceitos e verificação de atividades.

A aliança irá concentrar-se em produzir num curto prazo um novo veículo 100% elétrico, com baterias de última geração (BEV – Batery Electric Vehicle), totalmente autónomo, desenhado para ser produzido em grande escala e adaptado para uma grande variedade de serviços de mobilidade.

Além de apoiar os serviços prestados através da Toyota MSPF, o interface aberto de controlo do veículo do e-Palette Concept possui um conjunto de ferramentas de software que permitem às empresas parceiras instalar os próprios sistemas de condução autónoma.

A Tecnologia autónoma da Toyota “Guardian” irá servir de apoio na circulação segura dos veículos.

Em conjunto a aliança e-Palette e o veículo e-Palette Concept refletem os avanços a nível global no desenvolvimento e produção de novas oportunidades para criar mobilidade conetada e serviços de informação através da empresa Toyota Connected.

(Visited 51 times, 1 visits today)