Drive Now e Car2go: Mercedes-Benz e BMW unidas para enfrentar concorrência?

De acordo com informações publicadas pelo Frankfurter Allgemeine Zeitung, a BMW e o grupo Daimler (Mercedes-Benz e smart) tencionam fundar as suas subsidiárias DriveNow e Car2Go em breve.

A fusão deve ser anunciada já em fevereiro de 2018 e há muitos meses que persistem rumores sobre esta união.

Da parte dos grupos BMW e Daimler não há ainda qualquer reacção oficial a esta  notícia do Frankfurter Allgemeine Zeitung, amplamente difundida pelos meios de comunicação alemães.

Este é o valor destas duas empresas de carsharing:

  • Car2Go: cerca de três milhões de clientes, dos quais 870 mil na Alemanha. Possui 25% da Europcar. Cresceu 30% em 2017. 14 mil carros, principalmente smart
  • Drivenow: cerca de um milhão de clientes, incluindo 720 mil na Alemanha. Resultado de uma fusão entre a BMW e a Sixt. Cresceu 25% em 2017. 6.000 veículos BMW e Mini. Presente em Portugal.

O objetivo é concentrar sinergias e partilhar mercados, tornando mais forte o valor de ambas as marcas (ao alargar a oferta de veículos e a cobertura do serviço), preparando-as para a entrada de empresas concorrentes e antecipando a previsível explosão da procura de serviços de carsharing.

BMW e Daimler deverão manter a propriedade e independência das marcas DriveNow e Car2Go, pelo que a partilha de sinergias deverá passar pela criação de uma plataforma comum de clientes e dos trâmites necessários para o aluguer dos veículos.

Sendo o carsharing um negócio de escala, será também de prever que exista um interesse comum de partilha de meios humanos e logísticos para as necessárias operações comuns de manutenção do serviço (limpeza, abastecimento, etc.).

O carsharing tem sido ainda utilizado pelos dois construtores para divulgação dos modelos, nomeadamente permitindo que potenciais novos clientes possam tomar contacto com a condução elétrica, por exemplo.

A fusão das duas marcas pode vir a gerar um negócio calculado em mil milhões de euros.

(Visited 107 times, 1 visits today)