Os dados que se seguem complementam a informação sobre o comportamento do mercado automóvel em 2017 publicada AQUI.

Com base nas tabelas da ACAP, das 260.654 unidades ligeiras novas matriculadas em Portugal no ano passado, incluindo comerciais:

  • 2.442 eram modelos híbridos plug-in (crescimento de 127% face a 2016)
  • 1.859 eram modelos elétricos (crescimento de 117%)
  • Assim, os veículos movidos a energias alternativas conheceram um crescimento de 333% entre 2010 e 2017.

10 modelos de passageiros mais vendidos em 2017:

  • Renault Clio
  • Peugeot 208
  • Renault Megane
  • Nissan Qashqai
  • Renault Captur
  • Volkswagen Golf
  • Citroën C3
  • Volkswagen Polo
  • Peugeot 308
  • Opel Corsa

Qualquer destes modelos marca presença nas empresas; os primeiros três fazem parte dos TOP5 de vendas a frotas.

10 modelos elétricos/PHEV mais vendidos:

  • Renault Zoe
  • BMW 33oe
  • BMW 530e
  • Nissan Leaf
  • BMW i3
  • Mitsubishi Outlander PHEV
  • Mercedes GLC350e
  • Mercedes C350e
  • BMW 225xe Active Tourer
  • Volkswagen Passat GTE
  • Volvo V60 Plug-In

Em 2017, os benefícios fiscais tornaram as empresas e as entidades públicas as maiores compradoras de carros híbridos plug-in e modelos elétricos em Portugal

Distribuição do mercado por tipo de combustível:

  • Gasóleo: 61% (menos 3%)
  • Gasolina: 34% (sobe 1%)
  • Bi-Fuel, esmagadoramente GPL: 0,8% (mais 0,3%)
  • Híbridos elétricos: 2,1% (mais 0,5%)
  • Híbridos PHEV: 1,1% (mais 0,6%)
  • Elétricos: 0,7% (mais 0,3%)

Por causa dos custos de utilização (que incluem dedução fiscal, eficiência e amortizações), os carros a gasóleo são aqueles que marcam mais presença nas frotas. Elétricos e PHEV conheceram também um aumento acentuado nas empresas.

Distribuição do mercado por segmentos:

  • A – Citadino: 6,9% (desce)
  • B – Utilitário: 40,2% (desce)
  • C – Compacto / Familiar médio: 37,8% (sobe)
  • D – Executivo / Familiar grande: 11,6% (desce)
  • E – Superior: 3,2% (sobe)
  • F – Luxo: 0,4% (mantém)

Utilitários e familiares médios constituem o grosso da frota da maioria das empresas

Distribuição por tipo de carroçaria (mais relevante):

Nível médio de emissões de veículos matriculados em 2017 por tipo de motor:

  • Gasolina: 110 g/km
  • Gasóleo: 105 g/km
  • Combustíveis alternativos: 69 g/km

Isto desmistifica a ideia de uma diferença acentuada no nível médio de emissões entre a gasolina e o gasóleo

Rácio de vendas por 100 habitantes:

  • Portugal 22 viaturas/1000 habitantes
  • Média Europeia: 30 viaturas/1.000 habitantes