Toyota é líder de vendas de veículos electrificados em Portugal e no Mundo

A Toyota planeia ter 10 modelos 100% elétricos disponíveis até 2020 e, por volta de 2025, toda a gama deverá contar com uma versão eletrificada

Com mais de 1,52 milhões de veículos eletrificados vendidos em todo o mundo em 2017, a Toyota Motor Corporation anunciou ter alcançado um marco importante, três anos antes do objetivo marcado para 2020.

Com este número, o construtor japonês atingiu a venda acumulada de 11,47 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo, contribuindo para uma redução de mais de 90 milhões de toneladas de CO2 para o ambiente, quando comparado com as vendas de veículos com motorizações convencionais.

“Em pouco mais de 20 anos, assistimos ao aumento de vendas de veículos novos eletrificados passar de 500 vendas por ano para mais de 1,5 milhões”, disse Shigeki Terashi, vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation.

O esforço para melhorar e aumentar a diversidade de opções de propulsão elétrica está diretamente ligado ao “Desafio ambiental 2050” da Toyota, em que a marca pretende alcançar vendas anuais de veículos eletrificados de 5,5 milhões de unidades até 2030, conforme anunciado em dezembro de 2017.

A Toyota planeia ter 10 modelos 100% elétricos disponíveis até 2020 e, por volta de 2025, toda a gama deverá contar com uma versão eletrificada.

Liderança em Portugal

Também em Portugal, a Toyota consolidou a liderança na venda de veículos eletrificados, com um crescimento de 67,5% de híbridos Toyota e Lexus.

O total de 4249 unidades híbridas vendidas de janeiro a dezembro de 2017 revela um crescimento de 1712 unidades, em relação ao ano passado.

Os híbridos e híbridos plug-in representam já mais de 47,3% das vendas de ligeiros de
passageiros das marcas Toyota e Lexus.

Inclusive, mais de metade das vendas de ligeiros de passageiros em 2017 do modelo Auris (51,5%) são versões híbridas.

Os modelos híbridos Toyota em destaque em 2017, foram o Auris e o Yaris com um total de 1356 e 1072 unidades vendidas, respetivamente.

O novo Crossover de segmento C o Toyota C-HR excedeu as expectativas da marca com um volume total de vendas de 1262 unidades, das quais 81,9% com motorização híbrida.

No melhor ano de sempre de vendas da Lexus em Portugal, os híbridos representam 99,7% das vendas da marca premium do grupo.

A oferta da gama de híbridos está mais abrangente com o novo Coupé Lexus LC 500h e a 5ª geração do topo de gama que deu origem à marca – o Lexus LS 500h. 2017 foi também o ano em que foram renovados o CT200h, IS300h e NX300h que trazem ainda mais opções para a Gama da Lexus e que se distingue por dispor de motorização híbrida em todos os modelos da gama.

Em 2017 a gama de viaturas híbridas Toyota e Lexus engloba:

8 modelos Toyota: Yaris, Auris, Auris Touring Sports, Prius, Prius+, Prius Plug-in, C-HR e Rav4)

8 modelos Lexus: CT200h, IS300h, GS300h/450h, LC500h, LS500h, NX300h, RX450h e RC300h

Desafio Ambiental 2050

Anunciado em Outubro de 2015, este desafio para a massificação de novos veículos zero emissões visa uma redução da média global de emissões de CO2 de veículos novos em 90% até 2050 (comparado com a média global de emissões da Toyota em 2010).

Para isso a Toyota deverá:

• Atingir a venda global anual de mais de 30.000 veículos a pilha de combustível próximo do ano 2020. No Japão vender 1.000 veículos a pilha de combustível por mês (mais de 10.000 unidades ano).

• Dar início à venda de autocarros a pilha de combustível no início de 2017, focalizado na
cidade de Tóquio; preparados para a venda de mais de 100 autocarros a pilha de combustível nos jogos olímpicos e paralimpicos de Tóquio 2020.

• Atingir vendas anuais de 1.5 milhões de híbridos e vendas acumuladas de 15 milhões de híbridos até 2020

• Reduzir a média de emissões de CO2 de novos veículos em mais de 22% até 2020
(comparado com a média global de emissões da Toyota em 2010)

(Visited 39 times, 1 visits today)