A versão CR (de Carregamento Rápido) do Renault Zoe 40 permite carregamento mais rápido a 43 kW mas perde 30 km de autonomia, afirma o construtor francês.

A razão da perda de autonomia está na utilização do motor Continental (motor Q90 utilizado no primeiro ZOE) em vez do motor Renault R90 lançado com o ZOE 240, em meados de 2015.

Visualmente, estas são as diferenças:

Renault ZOE 40 CR, com motor Continental. Ganha carregamento mais rápido, perde cerca de 30 Km de autonomia. No curto ensaio comparativo que fizemos isso não foi perceptível
Renault ZOE 40 com motor Renault. Carregamento mais lento, mais cerca de 30 km de autonomia segundo o construtor

A autonomia anunciada é de 370 quilómetros em ciclo NEDC.

Podemos testar ambos os carros em situações idênticas de percurso, com muita auto-estrada e em andamento rápido e a autonomia com uma única carga superou tranquilamente os 200 km.

Na realidade, não se verificou qualquer variação significativa na autonomia das duas versões.

Estas não são as condições ideais para utilizar e ganhar autonomia com uma viatura elétrica.

Esta versão CR do Renault ZOE vai ser disponibilizada às empresariais, a partir de 15.460 euros (18.820 euros para particulares).

Este valor inclui naturalmente:

Para empresas: contrato de aluguer da bateria, dedução integral do IVA e incentivo do estado no valor de 2.250 euros.

Para particulares: contrato de aluguer de bateria, incentivo do estado no valor de 2250 euros e com uma retoma e financiamento RCI Bank.

Há diferentes valores para o aluguer de bateria, que vão dos 69 euros para 7.500 kms/ano a 119 euros para quilometragem ilimitada.

Sem o contrato de aluguer de bateria os preços começam nos 23.195 euros e 27.995 euros, respetivamente.

Aceda à Lista de preços atual das duas versões do Renault ZOE.

Quanto tempo o Renault ZOE CR precisa para carregar? Quem diferenças para a versão “normal” do ZOE?

O construtor garante tempos de carregamento até 30% inferiores.

Comparativamente, para carregar as baterias de zero a 80% de carga (cerca de 300 quilómetros de autonomia em ciclo NEDC) em postos de carregamento rápido de 43kW (64A):

ZOE Z.E. 40 C.R. – 65 minutos

ZOE Z.E. 40 – 100 minutos

Numa Wallbox de 22kW (32A), os tempos de carregamento são idênticos.

Dois motores, o mesmo desempenho

O Renault ZOE Z.E. 40 CR utiliza motor Q90, com 65 kw (88 cv) de potência e 220 Nm de binário.

O ZOE 40 tem motor R90 com 68 kw (92 cv), para uma autonomia de 400 km (em ciclo NEDC), em vez dos 370 quilómetros do ZOE Z.E. 40 CR.

Com desempenhos idênticos no que toca à aceleração e velocidade máxima, das dimensões, ao habitáculo e disponibilidade de equipamento tudo é igual.

Como toda a gama Renault, o Renault ZOE tem garantia contratual de cinco anos/100 mil kms. Na modalidade de aquisição, a bateria tem 8 anos de garantia, para uma capacidade de armazenagem superior a 60%.

Em caso de aluguer da bateria, a troca da bateria é assegurada por mau funcionamento ou se a capacidade de armazenagem descer abaixo dos 75 %.

Rede de postos de carregamento elétrico em Portugal. Inclui carregamentos rápidos