A quarta geração Mercedes-Benz Classe A vai estar à venda a partir de Maio mas pode ser encomendada a partir de março de 2018.

“Desde o lançamento da 3ª geração do Classe A, em 2012, que este modelo reveste-se de especial importância para a nossa marca, contribuindo com cerca de 30% das vendas anuais em Portugal”, explica André Silveira, relações públicas da Mercedes-Benz Portugal.

O novo Classe A substitui o modelo lançado em 2012 e vai manter a versão 180d com motor diesel agora de 116 cv e caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT.

Trata-se do mesmo motor 1.5 de origem Renault (agora com 116 cv em vez de 109 cv), com 260 Nm de binário e consumo ciclo combinado de 4.1 l/100 km (emissões CO2 de 108 g/km)

Foi melhorado significativamente com:

  • Novo turbocompressor integrado no colector de gases de escape
  • Sistema de injeção que trabalha a uma pressão mais elevada (2000 bar em vez de 1600 bar)
  • Tubo de admissão integrado na tampa do combustível

Há ainda dois motores a gasolina:

  • Versão A 200, também desenvolvido em colaboração com a Renault: de 1,4 litros, debita 163 cv a 5500 rpm e tem 250 Nm de binário entre 1620 e 4000 rpm. Pode desligar dois dos seus quatro cilindros para para reduzir o consumo. Com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT, tem um consumo combinado de 5,1 l/100 km e emissões CO2 de 120 g/km. Com caixa manual de seis velocidades, o consumo combinado é de 5.6 l/100 km (emissões de CO2 de 133 g/km).
  • Versão A 250: motor de 2,0 litros com 224 cv a 5500 rpm. Tem o binário máximo de 350 Nm entre 1800 e 4000 rpm. Com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT, o consumo combinado é de 6 l/100 km (emissões de 141 g/km).

Preços e versão de lançamento no final do artigo.

 

Sobre a possível divisão do mercado e o interesse das empresas pelos motores a gasolina, o relações públicas da Mercedes-Benz Portugal diz que essa decisão dependerá sempre da utilização que o cliente pretende para o seu automóvel.

“É certo que o Diesel tem sido muito falado nos últimos tempos, sobre asua continuidade e o seu futuro, mas acreditamos que a mudança será sempre gradual e levará o seu tempo. Por essa razão continuamos a oferecer soluções a gasolina, bem como a Diesel, onde acreditamos que grande parte das nossas vendas se irá manter”.

“Além disso”, acrescenta André Silveira, “para 2019, estamos a planear a introdução de um PLUG-IN HYBRID na gama A, algo que certamente será interessante para as empresas, bem como uma versão totalmente elétrica, da nossa marca EQ, já apresentada em modo concept com o EQA no Salão de Frankfurt de 2017”.

Todos os motores têm um filtro de partículas (incluindo a gasolina) e sistema Start & Stop .

Com tracção dianteira ou total (4MATIC), a transmissão pode ser manual de 6 velocidades ou automática de sete velocidades.

Na fase de lançamento vão estar disponíveis apenas as versões de caixa automática 7G-TRONIC, por ser aquela que garante melhores emissões de CO2.

“Acreditamos que a oferta de uma caixa automática em conjunto com alguns opcionais, como o MBUX, seja o casamento perfeito para quem procura funcionalidade e eficiência num automóvel tecnologicamente evoluído. Hoje em dia um automóvel é uma extensão do nosso estilo de vida, devendo este fornecer design, conforto e segurança a quem o conduz. Muitos dos nossos modelos já oferecem a caixa automática como equipamento de série nos segmentos superiores, algo que começa a ter cada vez mais procura nos segmentos compactos. Consideramos por isso que nesta fase de lançamento de um modelo tão carismático e evoluído, o ideal seria acompanhar com uma caixa igualmente evoluída, proporcionando assim um maior conforto aos futuros clientes do novo Classe A”, justifica o relações públicas da marca alemã.

Em termos de dimensões, o novo Classe A tem:

  • Mais 12 cm de comprimento, 2 cm na largura e 1 cm na altura
  • Mais 9 milímetros de espaço no nível dos ombros nos bancos dianteiros e mais 22 mm na parte traseira
  • Mais 35 mm ao nível dos cotovelos dianteiros e 36 mm na parte traseira
  • Mais 7 mm de altura dos bancos da frente e mais 8 mm na parte traseira
  • Bagageira tem 370 litros, 29 litros a mais do que anteriormente

O interior foi completamente reformulado e passou a poder contar com três tipos de assentos, que podem ter aquecimento, ventilação e função de massagem.

Há inúmeros itens de equipamentos relacionados a assistentes de segurança e de direção, incluindo o sistema de estacionamento semi-automático chamado PARKTRONIC.

O sistema multimédia pode integrar o sistema de telemática denominado “MBUX”, complementado pelo sistema de reconhecimento de voz.

Existem 2 tamanhos de ecrã e três combinações possíveis:

  • Dois de 7”
  • Um de 7′ e outro de 10,25′
  • Dois de 10,25′

O sistema multimédia MBUX – Mercedes-Benz User Experience utiliza “inteligência artificial” para se adaptar ao utilizador, criando uma ligação emocional entre o veículo, o condutor e os passageiros.

Graças à Mercedes me app collection permite aceder a conteúdos online como os preços dos combustíveis nos postos de abastecimento ou a disponibilidade de lugares de estacionamento em parques de estacionamento.

Sobre a vantagem deste sistema para o cliente profissional, diz André Silveira:

O Mercedes-Benz User Experience (MBUX) é uma revolução ao transformar o Classe A num perfeito compêndio tecnológico sobre rodas. Com o mundo em rápida transformação, e a entrar numa era cada vez mais digital, é natural que a Mercedes-Benz ofereça serviços inovadores a quem mais os procura, nomeadamente os jovens, mas também para quem faz do seu automóvel uma extensão do seu posto de trabalho. Os serviços Mercedes me connect, já presentes em várias gamas da Mercedes-Benz, estão a ser lançados com a nova geração do sistema de informação e entretenimento. Incluem funções de navegação baseadas no Car-to-X communication (informação trocada entre veículos sobre acontecimentos registados por sensores, como por exemplo, travagem de emergência, intervenção do ESP®, ou a comunicação manual de um acidente por parte do condutor) e no localizador de veículo, que torna mais fácil encontrar o veículo estacionado, assim como o envio de uma mensagem se o veículo estacionado sofrer uma colisão ou for rebocado. Numa era digital, em que estamos permanentemente ligados ao correio eletrónico, às redes sociais, à informação e muito mais, acreditamos que tudo é uma vantagem“.

Preços do Mercedes-Benz Classe A (MY 2019)

  A 180 d A 200 A 250
Caixa de velocidades 7G-DCT 7G-DCT 7G-DCT
Cilindrada (cc) 1.461 1.332 1.991
Potência (kW/CV) 85/116 120/163 165/224
às (rpm) 4000 5500 5500
Binário máximo (Nm) 260 250 350
às (rpm) 1750-2500 1620 1800
Consumo de combustível em ciclo combinado (l/100 km)2 4.5-4.1 5.6-5.2 6.5-6.2
Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km)2 118-108 128-120 149-141
Aceleração 0-100 km/h (s) 105 80 62
Velocidade máxima (km/h) 202 225 250
Preço a partir de 32.450€ 32.450€ 47.100€

Edition 1: Edição especial de lançamento

O Classe A estará disponível na versão “Edition 1” com um preço adicional de 2.650€ durante o primeiro ano de produção.

Esta edição, apenas disponível em combinação com a Linha AMG, acrescenta elementos ainda mais exclusivos ao novo modelo que se destacam tanto no exterior, como no interior.

No exterior, o Pack Night e as inserções na cor verde presentes no difusor dianteiro e traseiro, e nos aros das jantes AMG multiraios de 19” pintadas a preto, elevam a desportividade a outro nível.

No interior, destacam-se os Bancos Desportivos em Pele ARTICO/DINAMICA com ponteado a verde, os acabamentos em alumínio escovado, também com inserções a verde, a inscrição “EDITION” e a iluminação ambiente.

O Edition 1 está disponível para todas as motorizações.