MB Sprinter estreia sistema de apoio à gestão de frotas

506

A Mercedes-Benz Vans está a evoluir de fabricante de veículos para fornecedor de soluções completas de transporte e mobilidade.

E o novo Mercedes-Benz Sprinter é o primeiro a incorporar a filosofia adVANce, que deseja colocar nas estradas e ao serviço dos profissionais, serviços completos de mobilidade e de gestão das viaturas.

Essa evolução, permitida pelos avanços no domínio da conectividade e da velocidade das ligações via internet, vão possibilitar a interligação da nova Sprinter com outros sistemas, na linha dos produtos e serviços disponibilizados pelo Mercedes PRO connect.

Entre as inovações concebidas para facilitar o trabalho e torná-lo mais eficiente inclui-se o controlo simplificado de frotas e comunicações otimizadas entre o gestor da frota e o condutor.

Assim, entre os oito pacotes no âmbito do Mercedes PRO connect, a ser comercializados a partir de junho de 2018 em 19 países europeus, o que irá garantir uma utilização pan-europeia, será possível encontrar a solução mais ajustada a cada empresa e atividade no domínio da gestão e controlo da frota.

Esses pacotes incluem, por exemplo, a monitorização do veículo e das operações que está a realizar, a comunicação entre a frota para uma maior eficiência dos processos, a gestão da manutenção e das reparações efetuadas, além de um registo digital do condutor.

Claro que parte destes processos terão de ser utilizados de acordo com os novos regulamentos de proteção e tratamento de dados.

Internamente, no veículo, o acesso a estes serviços pode ser feito através do sistema multimédia MBUX, que dispõe de visor HD de até 10,25 polegadas com controlo táctil e controlo de voz.

Já o acesso por parte de quem gere a frota ou o trabalho, pode ser feito através de multiplataforma, ou seja, com recurso a computador ou um dispositivo móvel.

2018: Mercedes-Benz Sprinter renova-se, eletrifica-se e torna-se (ainda) mais multifacetada

Uma solução “amiga do ambiente”

Os novos serviços disponibilizados no âmbito do Mercedes PRO connect querem mais do que ajudar o profissional a obter resultados por via de uma gestão mais eficiente, que incluem também soluções que permitem uma redução considerável das tarefas administrativas relacionadas com as frotas.

Todos os serviços opcionais de conectividade agrupados no Mercedes PRO connect, capaz de servir clientes de frotas pequenas, médias ou grandes assentam na internet, ligando o gestor da frota a todos os veículos e condutores através da Vehicle Management Tool.

Esta ferramenta digital permite gerir online todas as informações sobre os veículos, como localização, nível de combustível ou intervalos de manutenção, em tempo real, fornecendo uma perspetiva geral completa e fácil de analisar.

  • A função de monitorização do veículo, como se disse passível da necessidade de enquadramento legal, apresenta todos os dados relevantes do veículo e mostra a utilização do veículo durante um período de tempo definido;
  • As operações do veículo permitem o acesso à localização do veículo quase em tempo real ou a disponibilização de informação sobre quando um veículo entra ou sai de uma zona definida (geofencing);
  • Análise eficiente do estilo de condução, nomeadamente consumos e desgaste da viatura, bem como ao “cadastro” do utilizador;
  • É possível o envio de mensagens, endereços ou dados de contacto entre a Vehicle Management Tool e a aplicação Mercedes PRO connect, incluindo informações sobre a necessidade de operações de assistência do veículo;
  • A orientação dinâmica de trajetos assegura vantagens no planeamento estático e antecipado de trajetos para um circuito de entregas.

As interfaces de dados podem ser integradas nos sistemas de gestão de frotas já utilizados dos clientes, o que permite, por exemplo, processar os dados conjuntamente com veículos de diferentes marcas.

Novas soluções de mobilidade

Paralelamente, o grupo Daimler vai integrar tecnologias determinantes para o setor dos transportes e da logística.

O objetivo é associar sistemas de gestão de processos de utilização e de partilha de veículo, continuamente adaptados às necessidades de transporte de carga e exigências da logística.

Incluindo no campo do aluguer temporário da viatura, através do Mercedes-Benz Van Rental.

Tudo isto é possível graças à integração dos sistemas de conectividade, capazes de permitir, à distância, o acesso à viatura, para permitir o controlo de determinadas funções, como a abertura/fecho de portas e janelas elétricas.